O Jardim-de-Infância da Santa Casa da Misericórdia de Abrantes, em Barreiras do Tejo, integrou no seu plano de actividades a visita a um lagar. Os destinatários da iniciativa foram as crianças da sala dos cinco anos e o lagar escolhido foi o de António Chaleira em Abrançalha-de-Baixo.
A separação das folhas da azeitona, a colocação da massa “nos tapetes” (como as crianças designavam os capachos), o azeite a correr e o bacalhau regado com azeite verde, acabadinho se extrair, foram os aspectos que mais despertaram a atenção dos visitantes.
Para a educadora Elisabete, “não é muito complicado” coordenar as crianças nestas visitas de estudo, esclarecendo que já sabe “como lidar e controlar os miúdos”. Beta, como é tratada, considera “interessante” o facto das crianças “serem muito curiosas” durante as visitas, “querendo saber tudo”.
Esta saída da sala de aula, surgiu na sequência de um trabalho específico sobre a forma como se produz o azeite, visando fazer um livrinho. Depois da visita o livro foi concluído.