"Hola, estás haciendo una peli" é uma experiência coletiva audiovisual que arranca na sua quarta edição em Portugal, Espanha e Marrocos. O projeto convida adolescentes entre os 16 e os 18 anos de Abrantes, Madrid e Tânger a construir coletivamente um argumento e definir o storyboard de um filme.
A iniciativa é impulsionada por Maekstrom / Off Limits, com a parceria do Espalhafitas – Secção de Cinema da Associação Palha de Abrantes e da TataTour, com base em apoios de colaboração da Fundação Europeia da Cultura.
"Hola, estás haciendo una peli" (Portugal, Marrocos e Espanha) será desenvolvido em quatro fases, culminando em junho de 2013: a escrita do argumento, a história do storyboard, filmagem e lançamento do filme. O argumento é construído nos três países através dos workshops que, agora, se estão a desenrolar. O projecto começa na Espanha, onde o primeiro grupo propõe o início do argumento. Portugal desenvolve a próxima parte do processo e, o argumento termina com a contribuição dos jovens marroquinos.
A segunda fase do processo é a transformação do argumento literário num argumento audiovisual. Portugal irá criar o storyboard escrito pelos jovens espanhóis, Marrocos o storyboard escrito pelos portugueses e Espanha, o stroryboard escrito em Marrocos. As filmagens serão coletivas nos três locais onde o projeto se desenrola. Cada grupo (Espanha, Portugal e Marrocos) vai decidir quem abre as filmagens. O filme será filmado plano a plano por pessoas diferentes que só conhecerão o plano que fizeram e não o resto da história. Os planos do filme serão distribuídos aleatoriamente entre as três cidades. Todo o processo será documentado no blog (http://holaestashaciendo1peli.org). A edição do filme terá três versões com legendas em Português, Espanhol e Árabe. A estreia do filme acontece nas três cidades ao mesmo tempo, com uma apresentação comum através de streaming multicâmara.
Contexto Social
"Hola, estás haciendo una peli” terá lugar em Abrantes, Portugal, um bairro de Tânger e um bairro multicultural de Madrid, Lavapiés, que trabalham com adolescentes entre 16 e 18 anos.
Abrantes, uma cidade de Portugal, com cerca de 35.000 habitantes, é uma comunidade predominantemente rural. A sua população, na maioria de idade madura, é distribuída não só na cidade, mas em muitas pequenas aldeias. A juventude de Abrantes, muitos sem trabalho, partilham desesperança com os jovens de Marrocos e Espanha e são forçados a migrar para as cidades mais prósperas do mesmo país ou mesmo para o exterior. Além disso, Abrantes também tem imigrantes da Ucrânia, Roménia e das ex-colónias portuguesas, como o Brasil e Cabo Verde.
Lavapiés (Madrid) é um bairro que abriga imigrantes de quase todos os continentes e com a coexistência de cenários e relações variáveis %u200B%u200Bentre as comunidades. Lavapiés é um território complexo do ponto de vista da sociologia, arquitetura e política. O bairro começou a ser fundado no século XIX, com a incorporação dos imigrantes na Espanha, mas sofreu uma grande mudança desde o início da afluência maciça de imigrantes internacionais em 1995. Hoje metade da população do bairro está convertida num verdadeiro laboratório do contexto globalizado atual.
Tânger é uma cidade marroquina com uma população muito jovem, a grande maioria sonha em partir para a Europa em busca de uma vida melhor. Este projecto engloba especificamente Chifae Bir, um bairro popular nascido da migração rural. Um lugar muito castigado, com moradias precárias, problemas escolares e com grandes faltas de espaços culturais e educacionais. Muitos dos jovens optaram pela emigração para a Europa. Atualmente, o bairro tem uma vida da social juvenil forte que origina em mudanças sociais.
Trajeto
" Hola, estás haciendo una peli " é uma experiência de criação coletiva que produziu 18 curtas nos últimos dois anos. Os primeiros 12 argumentos foram criadas por imigrantes de Lavapiés, em Madrid. Os quatro seguintes para idosos e adolescentes de quatro aldeias afetadas pelo forte despovoamento na província de León. Os dois últimos foram feitos com crianças numa escola rural em Girona em conjunto com a população. No total, 18 curtas de "Hola, estás haciendo una peli" foram executados por 550 diretores e 1.200 pessoas participantes.
Em suma
• O filme não tem diretor e o seu argumento é coletivo.
• O processo de criação do filme é tão importante quanto o próprio filme.
• Todos os participantes são autores do projeto e, ao mesmo tempo, tudo é autoria coletiva.
• Nenhuma pessoa pode gravar mais de um plano do filme.
• Não existe continuidade cinematográfica em nenhuma localização, nem em termos de luz, ou roupas, ou linguagem, ou mesmo atores.
• Não existe um formato definido de gravação. Cada pessoa pode gravar no formato que escolher, cinema, videocâmara, telemóvel ou webcams…
• O filme estreia-se sem que nenhum dos participantes a tenha visto anteriormente. É um mistério total.
• O papel do editor não é colocar o filme, mas simplesmente juntar os planos.
• O texto pode ser interpretado no idioma que se quiser. O filme será legendado em Português, Espanhol e Árabe.
• O estilo interpretativo é totalmente livre e o projeto é "Creative Commons".