Home »
25 SET 2012
DUATLO/TRIATLO
NSCGolegã vence Duatlo de Abrantes e Prova Aberta do Triatlo do Gavião
Por Jornal Abarca

Em Gavião disputou-se, no dia 22 de Setembro, o I Triatlo do Alamal, onde, para além da prova Sprint, pontuável para a Taça de Portugal PORterra, realizou-se ainda uma Prova Aberta. No dia seguinte, 23 de Setembro, Abrantes recebeu o II Duatlo BTT “João Campos”

 

Triatlo do Alamal

Na prova Aberta os jovens goleganenses lideraram desde os 300mts iniciais de natação com João Gabriel a assumir a liderança para não mais a perder. Tiago Morgado recuperou posições para o 2º lugar durante o percurso de ciclismo e impôs-se nos bonitos trilhos junto ao rio que a organização disponibilizou para a corrida. No terceiro lugar surgiria Bernardo Quintela que assim fazia o pleno no pódio para o NSCGolegã que vencia também por equipas. Ana Alcaçarenho era a única representante goleganense, mas fazia uma excelente prova e vencia destacada.

Na prova da Taça de Portugal PorTerra a equipa goleganense pretendia defender o 2º lugar colectivo o que viria a não correr da melhor forma pois Diogo Rosa via-se obrigado a desistir devido a um furo na sua roda traseira, numa altura em que tentava com o seu colega Rafael Domingos aproximar-se dos dois atletas que seguiam isolados na frente: Filipe Azevedo (Olímpico de Oeiras) e João Ferreira (Águias de Alpiarça). Rafael Domingos seria o melhor da equipa da Golegã, com a vitória no escalão de cadetes e o 4º lugar absoluto, seguido de António Calafate (2º em Veteranos 2) e de Octávio Vicente (4º em Seniores). A equipa masculina do NSCGolegã obteve assim um 4º lugar colectivo atrás das equipas do Olímpico de Oeiras, Sporting e Externato da Benedita.

Melhor sorte tiveram as senhoras que obtiveram o 2º lugar colectivo e mantêm assim o mesmo lugar na Taça de Portugal PorTerra: Isabel Calixto fazia a sua estreia em triatlos desta dimensão e vencia mesmo o escalão de veteranas, enquanto Joana Fragata e Ana Alarico eram 2ª e 3ª classificadas nos seus escalões de Seniores e Juniores respectivamente. João Martins foi 10º nos seniores e José Morgado tinha de correr bastante com a sua bicicleta derivado a problemas mecânicos que não o impediram de ser ainda assim 6º classificado nos veteranos 1.

 

Duatlo BTT “João Campos”

No domingo mais uma edição do Duatlo de Abrantes, uma homenagem ao atleta João Campos, um dos melhores duatletas nacionais que faleceu vítima de atropelamento durante um treino de ciclismo. Apesar da prova da véspera, todos os atletas reagiram a um ritmo muito vivo imposto por Diogo Rosa e João Pereira viria a ser o vencedor surpresa da prova, natural de Abrantes e atleta até agora mais ligado ao ciclismo. Marco Costa (Olímpico de Oeiras) foi o primeiro atleta a completar os 5km´s de corrida iniciais mas João Pereira impôs-se nos 20km´s de btt para não mais perder a liderança.

Do NSCGolegã, três atletas trabalhavam em conjunto para tentar anular a diferença para o líder e para Tiago Teixeira (Galitos) e Rafael Gomes (Sporting): Luís Cancela, Diogo Rosa e Octávio Vicente. Os três faziam uma excelente prova e chegavam juntos ao parque de transição, vencendo Diogo Rosa o escalão de Sub23 e sendo 4º da geral, Luís Cancela foi 4º SEN \ 5º ABS e Octávio Vicente 5º SEN \ 7º ABS, sagrando assim o NSCGolegã vencedor colectivo desta competição. Um pouco mais atrás o estreante Marco Lopes fazia excelente prova e era 10º Senior logo seguido do vencedor do escalão de cadetes Rafael Domingos. Fernando Pombo venceu ainda escalão de Veteranos 5 e António Calafate foi 2º nos Veteranos 2.

Nas senhoras Maria do Céu Nunes e Mariana Pombo terminavam o primeiro segmento de corrida perto das líderes Ana Henriques (Olímpico) e Rita Lopes (Amiciclo), mas viriam a perder um pouco de terreno no btt. Maria do Céu foi 3ª Senior e Mariana Pombo venceu o escalão de cadetes. A fechar a equipa Mónica Fernandes era 4ª Senior e o NSCGolegã conseguia assim o 2º lugar da classificação colectiva. Isabel Calixto repetiu o pódio da véspera e foi 2ª nas veteranas, seguida por Joana Fragata que foi 5ª SEN.

A enorme comitiva do Núcleo Sportinguista do Concelho da Golegã foi ainda composta por Pedro Matos (15º SEN), Nuno Carvalho (20º SEN), Carlos Carvalho (4º SUB23), José Morgado (6º VET1), Daniel Morgado (39º SEN), Nuno Fernandes (43º SEN) e João Boim (51º SEN).

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
 71%     Sim
 29%     Não
( 409 respostas )
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design