Home »
01 MAI 2008
"VALE A PENA VIR À BEMPOSTA"
Por SÓNIA PACHECO

 

Toy, Edna Pimenta, Mário Coutinho e “Ti Maria da Peida” são alguns dos nomes que vão animar a Festa da Ascensão que conta com muita luz, cor e espectáculos diversificados.

 

Bemposta está em festa. De 1 a 4 de Maio decorre a Festa da Ascensão. “É uma tradição que deve ser preservada. É como se fossemos uma cidade e tivéssemos o nosso feriado”, refere Joaquim Varela, presidente do Grupo Desportivo de Bemposta.
Este ano coube ao Grupo Desportivo de Bemposta a responsabilidade pelas festas, contando com a colaboração da Associação Professor Silva Leitão. “É uma instituição que também tem necessidades financeiras e estas festas vêm ajudar”, já que os lucros vão ser divididos, declara Joaquim Varela. Habituado a organizar estes festejos revela que o objectivo é fazer uma festa agradável. “É preferível ter menos lucro, mas termos uma festa em que as pessoas possam ficar agradadas”. Uma aposta não em grandes grupos de baile, mas sim em artistas e espectáculos diversificados. Música ligeira com Toy, música brasileira romântica com Edna Pimenta, humor com os “Ti Maria da Peida” e acordeão com Mário Coutinho são exemplos do que se pode ver e ouvir durante estes quatro dias.
Na quinta-feira e no domingo as entradas são livres, mas na sexta-feira e no sábado é cobrado um “valor simbólico” de 2 euros e 3 euros, respectivamente. “Uma contribuição que ajuda a pagar o programa e podemos assim praticar preços bem mais acessíveis dentro na festa”. Os festejos, cujo custo total ronda os 11.500 euros, entre outras iniciativas, integram também uma Feira do Livro, organizada pela escola EB1, dois jogos oficiais do Grupo Desportivo, um torneio de sueca e, claro, as tasquinhas e uma quermesse.
Por outro lado, é igualmente importante o embelezamento. Assim, a Junta de Freguesia ofereceu o material e as pessoas deram luz e cor às ruas de Bemposta. “Vale a pena vir à Bemposta nestes dias”, sublinha Joaquim Varela.
Os festejos em honra de Nossa Senhora do Rosário já contam com quase três séculos. Antigamente, eram festas tradicionais onde se realizavam uma feira do gado e uma feira de quinquilharias. Os bailes decorriam nas ruas e, no dia da Bemposta, quinta-feira de Ascensão, ninguém trabalhava. Hoje, são um pouco diferentes, mas mantém-se a tradição religiosa.
“São das melhores festas do concelho de Abrantes”, afirma convictamente Francisco Bentes, presidente da Junta de Freguesia. “São as primeiras do ano e o frango é sempre espectacular, têm-se vendido cerca de 1500 frangos e têm-nos visitado cerca de 5000 pessoas”. A Junta de Freguesia disponibiliza o espaço com água, luz e gás incluídos. Já os lucros são para as associações que organizam os festejos. “É uma maneira de angariar mais alguns fundos e reviver as tradições”, refere o autarca.

Projectos em curso

“Os dinheiros não abundam”, lamenta Francisco Bentes, mas existem alguns projectos que o presidente da Junta afirma querer concretizar o mais rapidamente possível.
Proveniente de uma doação de um edifício já foi instalada uma biblioteca e agora pretende-se construir, no prédio ao lado, um museu etnográfico em parceira com o Grupo Folclórico e Etnográfico de Bemposta. “É outro CCB, o Centro Cultural de Bemposta”. Um outro terreno, que também foi doado, está destinado à edificação de um lar, em parceria com a Associação Professor Silva Leitão. Destacam-se ainda a construção de um Posto da GNR e de uma nova escola, para além de outras obras de gestão corrente como a urgente requalificação da estrada que liga Bemposta à Chaminé.

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
Sim
Não
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design