O segundo volume do livro Música nas Cidades, de Manuel Fernandes Vicente, cronista residente do jornal Abarca, é apresentado publicamente dia 1 de Dezembro, às 17 horas, na livraria Bertrand do Chiado, em Lisboa. Esta nova publicação dá continuidade ao trabalho de investigação musical do autor já iniciado com o livro Música nas Cidades, que foi apresentada em Outubro de 2008 na FNAC do Chiado, contando posteriormente com mais seis apresentações públicas. Esta publicação, bem acolhida pelos blogs de críticos e musonautas, nasceu das páginas do extinto jornal Blitz, que semanalmente assegurava uma página dedicada a um estilo musical afeto a uma cidade, e acabaria por esgotar as duas edições entretanto saídas a público.
Neste novo volume, que é uma exaustiva pesquisa de análise e compreensão das realidades psicossociais que envolvem a música, o autor, procura, com vários exemplos e também muitas histórias sugestivas, abordar as relações de causalidade entre cerca de 60 cidades do mundo e os géneros musicais a que deram origem. As investigações, de natureza sociológica, económica, cultural, política, histórica, migratória, arquitetónica, religiosa étnica, de dinâmica de grupos e outras evidenciam a forma como essas influências determinaram estilos musicais, amplamente credores no seu carácter ao carácter mais profundo das cidades que lhes deram origem.
Manuel Fernandes Vicente é professor de Matemática na Escola Dr. Ruy de Andrade e correspondente regional desde 1990 do diário Público. Entre outras atividades cívicas foi um dos fundadores da Revista Nova, em 1980, e do Notícias do Entroncamento, em 1984. Foi também colaborador do extinto jornal musical Blitz, onde foram publicadas diversas páginas, cujo interesse revelado pelos leitores acabou por estar na origem do primeiro volume de Música nas Cidades. Atualmente escreve também para alguns media, como o jornal regional Abarca e o digital Entroncamentoonline.pt. A motivação para os universos da música, em particular as suas ligações à Matemática e às realidades sociais, surgiu ainda na adolescência. Desenvolveu alguns trabalhos relacionando o paralelismo entre a música e a Matemática, em particular na forte correlação do aproveitamento escolar dos alunos nestas duas áreas. A pesquisa cultural e a reflexão sobre a interdependência entre as características das cidades e a natureza dos estilos musicais nelas surgidos, que estão na base do Música nas Cidades Vol.2, resultam como consequência de uma extensíssima coleção de LP, CD, DVD e outros suportes musicais, que forneceram algumas das matérias de reflexão – e que traduzem também o interesse melómano do autor, que a partir da música sempre procurou atingir outras áreas.
Na apresentação do livro está prevista a participação do diretor da editora Formalpress, Paulo Faustino, e também de José Ventura e António Matias Coelho, autores de obras ligadas, respetivamente à comunicação social, literatura e cultura.