Home »
26 MAI 2011
SEMANA DA ASCENSÃO NA CHAMUSCA
Por RICARDO ALVES

 

Os festejos deste ano terão um orçamento muito reduzido em relação ao ano anterior mas nem por isso o optimismo baixou. A crise fez com que se procedesse a uma reformulação no modo de olhar a organização da festa

 

Entre os dias 1 e 4 de Junho, a Chamusca festeja novamente a ‘Ascensão’. Será uma festa com um orçamento de 47 mil euros, uma redução drástica em relação a outros anos. Em 2010 houve 180 mil euros para os festejos e Francisco Matias, vice-presidente da Câmara Municipal da Chamusca (CMC) é da opinião que deviam ser ainda mais “contidos”. “Estamos mesmo no osso” referiu sobre os cortes na autarquia que se estendem à ‘Ascensão’, “fizemos cortes em infra-estruturas – palcos, segurança, pavilhões de exposição – e criámos espaços para quem queira montar os seus próprios pavilhões”.
Se em outros anos se privilegiou a contratação de nomes sonantes para animar os festejos, esta edição contará com artistas ‘da casa’, com grupos e colectividades que vão fazer o programa. Questionado sobre quais os artistas para a festa, Francisco Matias respondeu: “nós”. “Em primeiro lugar faremos a festa para nós e se os nossos vizinhos quiserem vir cá serão bem recebidos”. Os cortes efectuados ditaram também que as largadas de toiros não serão realizadas, “apenas teremos entrada dos toiros e picarias”. Os espectáculos serão diversificados, desde uma co-produção da CMC com João Chora, ‘Terra do Fado’, que “não é uma noite de fados”, e folclore, “não é um festival, é uma dramatização com etnografia”.
Outra novidade para esta edição é a redução dos dias da festa, menos um que o normal por causa das eleições a 5 de Junho. O evento que já contou com um orçamento de 400 mil euros, “era um evento muito grande” e que em 2006 não se realizou, sente este ano o peso da contenção orçamental mas o vice-presidente da CMC mantém o optimismo e aponta ao futuro, porque em tempos de crise a imaginação é posta à prova. “Queremos manter a tradição e que as empresas e entidades inovem nos momentos de dificuldade. Temos de criar condições para que a actividade volte a crescer mas por outro caminho”.
Será, assim, um evento diferente mas com tradições e diversão intactas. O palco juventude, que oferece noites dinâmicas à festa, continua e mesmo sem artistas sonantes os chamusquenses garantem a qualidade dos espectáculos. Com ou sem cortes haverá Ascensão na Chamusca.

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
Sim
Não
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design