Foi inaugurado, a 18 de Maio, o Centro de Formação de Mação, pelo Secretário de Estado Adjunto da Economia e Desenvolvimento Regional, António Almeida Henriques, e pelo Presidente da Câmara Municipal de Mação, José Manuel Saldanha Rocha, na presença dos Vereadores da Autarquia, Vasco Estrela e António Louro, assim como do Deputado à Assembleia da República, Duarte Marques, da Presidente da Assembleia Municipal, Preciosa Marques, do Director do CENFIC, Fernando Carvalho Mourato, de Presidentes de Junta de Freguesia do Concelho, de representantes de forças de segurança e demais instituições concelhias e de âmbito regional.
Situado na Zona Industrial das Lamas, este novo equipamento da Câmara Municipal de Mação é, nas palavras de Saldanha Rocha, “mais uma infraestrutura de suporte à qualificação, de suporte à formação profissional, de suporte aos novos conhecimentos. Um espaço inteiramente dedicado à aprendizagem e que e que será, sem dúvida, uma mais-valia para todos aqueles que usufruírem dele e para o próprio Concelho. Será certamente um pólo de motivação e de dinamização e dará mais vida à Zona Industrial das Lamas, e ao próprio Município, recebendo aqui não só Munícipes como pessoas dos Concelhos limítrofes”.
Refira-se que a colaboração entre a Câmara Municipal de Mação e o CENFIC dura há já vários anos, tendo começado no início dos anos 90, contando com mais de três dezenas de acções de formação levadas a cabo em Mação, na área da construção, e centenas de formandos envolvidos. De salientar ainda a colaboração de formandos estrangeiros, vindos de França, Itália e Finlândia, num “intercâmbio com o espaço comunitário e que aqui aprenderam mas também ensinaram”, referiu Saldanha Rocha.
A construção do edifício do Centro de Formação iniciou-se em 2005 e contou com a colaboração de mais de uma centena de formandos de várias formações ligadas à construção, que ali foram aplicando os conhecimentos adquiridos. É, portanto, fruto do trabalho desenvolvido nas formações. Um trabalho que foi rentabilizado e utilizado de uma forma bastante útil, não se resumindo apenas a construir e destruir infraestruturas sem utilidade e havendo, desta forma e na prática, um resultado visível.
“Este é o caminho”, disse António Almeida Henriques. “O desafio que Centros como este têm para focalizar formações para estas vertentes”, da construção. “A articulação da formação para a criação de postos de trabalho é intenção do governo. E a formação-acção, que foi o que aqui já foi feito. Aqui o móbil não foram os fundos comunitários. Neste caso foi feito um projecto para um espaço. Aproveitaram-se os fundos comunitários para a formação, mas aproveitou-se o fruto desta formação para construir sinergias, num esforço contínuo. Um bom exemplo do que se deve fazer no presente e no futuro”.
“Um local que resultou do sonho de uns e do trabalho de outros, onde houve o empenhamento de muita gente. Desde a ideia até ao dia de hoje foram muitas horas de trabalho”, disse o Director do CENFIC, neste dia que considerou “muito importante para nós. O Centro de Formação vai ser utilizado pelas pessoas e pelas empresas e será importante para dinamizar um processo de formação que tem acontecido aqui desde há muitos anos. É muito grata esta colaboração com a Câmara Municipal de Mação e o estaleiro de formação de Mação é o exemplo que utilizamos e referimos em muitos sítios”.
Nesta ocasião, o Secretário de Estado afirmou que “o peso da construção civil está em queda e que é necessário “aumentar o nível de qualificação” nesta área. “O paradigma vai ter de mudar” e áreas como “a reabilitação urbana, a regeneração poderão vir a ser valorizadas”.
Refira-se que nesta cerimónia, Saldanha Rocha não quis deixar de mencionar Sr. Elvino Pereira, antigo Presidente da Câmara Municipal, já falecido, que iniciou esta parceria com o CENFIC, “ a quem quero deixar um agradecimento pelo carinho e apoio que sempre manifestou para com este projecto”.
O Centro de Formação ficará aberto a utilização para eventos municipais, empresariais, entre outros, fora dos compromissos da formação. Composto por várias salas de formação, dispõe ainda de um auditório que pressupõe, por si só, um espaço concebido a pensar na partilha de conhecimentos e, como tal, estará igualmente aberto à comunidade e a iniciativas que dinamizem o espaço e o nosso Município. “As próprias empresas da Zona Industrial podem mesmo utilizar este espaço, fora dos programas de formação definidos pelo CENFIC, para acções de formação e palestras”, afirmou Saldanha Rocha.
Refira-se que, nesta passagem por Mação, e sendo este Município denominado a Catedral do Presunto, o Secretário de Estado Adjunto da Economia e Desenvolvimento Regional conheceu ainda uma unidade industrial de produção de presunto, a Probaixa, e inaugurou as novas instalações da Junta de Freguesia de Mação.