Home »
02 FEV 2013
Abrantes: II Encontro Ibérico do Azeite
Por Jornal Abarca

 

Debater a fileira do azeite através da mobilização de agentes económicos a ele associados – agricultores, olivicultores/produtores de azeite e investigadores, entre outros, de Portugal e de Espanha, e o estabelecimento de parcerias que potenciem o desenvolvimento do setor no espaço Ibérico são os objetivos do II Encontro Ibérico do Azeite que vai realizar-se em Abrantes de 22 a 24 de fevereiro.

O encontro inclui duas iniciativas. Um Simpósio Técnico (dias 22 e 23, no Cineteatro S. Pedro), onde serão debatidos temas como o próximo quadro de apoios da união europeia à investigação e tecnologia, a valorização dos subprodutos dos lagares, a importância sensorial na qualidade dos azeites, a internacionalização, os mercados emergente, ou o futuro do azeite e a sua importância na agricultura portuguesa. Será apresentado o projeto «Inovação no sector do azeite» nos mercados internacionais, de Ricardo Avelino, estudante do ISCTE, vencedor do primeiro concurso universitário organizado pela Confederação de Agricultores de Portugal (CAP), em Novembro de 2012.

A segunda iniciativa denomina-se Fórum do Azeite é aberto ao público, com entrada livre, e realiza-se nas antigas instalações Rodoviária Nacional, de 22 a 24 de fevereiro. Uma exposição sobre as marcas da cultura do azeite no concelho de Abrantes e o visionamento dos vídeos premiados no concurso «Azeites da Nossa Terra», lançado por ocasião deste evento bienal, destinado a alunos do secundário e ensino superior, incidindo sobre os cinco azeites produzidos no concelho de Abrantes. Haverá também um espaço de exposição e venda de produtos cosméticos elaborados com azeite, outro de confeção de receitas, dinamizado pela Escola Superior de Hotelaria do Estoril, workshops sobre análise sensorial do azeite; produção de sabonetes com azeite; azeite e restauração. Haverá ainda o espaço “Petisco com Azeite” (12h às 15h e das 19h às 21h). Paralelamente, restaurantes do concelho assinalam o encontro ibérico com o Festival Sabores do Tejo com Azeite.

A organização do Encontro é da Câmara Municipal, mas tem subjacente uma Comissão Organizadora, na qual se encontram representados diversos agentes governamentais e não governamentais que intervêm na fileira do azeite em Portugal: Casa do Azeite; Direção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo; Associação Agricultores Abrantes, Sardoal e Mação; Associação dos Agricultores do Ribatejo; a Associação Centro Comercial Ar Livre; Associação Comercial e de Serviços de Abrantes, Constância e Sardoal; Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Abrantes; Gabinete de Planeamento e Políticas do Ministério da Agricultura; IAAS Portugal; INOVLINEA / Centro de Inovação Indústria Agroalimentar, TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior e os produtores SAOV e Vítor Guedes.

 

O azeite em Abrantes: dois mil anos de história

Movida pela dinâmica local desta fileira, mas também pelos 2.000 anos de história local do setor, na 1ª edição do Encontro, em 2011, a Câmara Municipal de Abrantes assumiu o compromisso de recolocar o azeite no centro das atividades económicas do concelho.

Foi em 1860, com a fábrica União Industrial, Lda., que Abrantes se desenvolveu enquanto região produtora de azeite, contando com várias marcas de azeite conhecidas: a Salutar, a Andorinha, e uma das mais conhecidas a nível nacional e internacional, a Gallo.

O concelho tem atualmente seis produtores que colocam as suas marcas nos mercados nacionais e internacionais: a Casa Anadia, a SAOV (Cabeço das Nogueiras), Victor Guedes (Gallo), Zé Bairrão, Val Escudeiro e Ourogal, muitas das quais amplamente premiadas em concursos nacionais e internacionais.

Programa e inscrições em http://www.azeite2013.cm-abrantes.pt/Azeite/

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
 71%     Sim
 29%     Não
( 409 respostas )
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design