Home »
02 FEV 2013
NERSANT premiada pelo Governo
Por Jornal Abarca

Quatro projetos de empreendedorismo criados pela NERSANT - EmpCriança, EmpreEscola, ApoiarMicro, Sítio do Empreendedor - foram distinguidos pelo Governo, a 31 de Janeiro, no âmbito do Programa Estratégico para o Empreendedorismo e a Inovação (+e+i), coordenado pelo Ministério da Economia e do Emprego.

A Associação Empresarial da Região de Santarém foi a única entidade da região do Ribatejo a ser premiada pela aposta no empreendedorismo. A cerimónia, promovida pelo ex-secretário de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação, Carlos Oliveira, e envolvida num roadshow nacional, decorreu em Évora e contou também com a presença do Reitor da Universidade de Évora, Caros Alberto dos Santos Braumann.

“Esta distinção traz mais responsabilidade e é um estímulo para continuar a trabalhar no aumento da competitividade da economia nacional e na dinamização do tecido empresarial da região do Ribatejo”, referiu Salomé Rafael, presidente da NERSANT.

“A aposta no empreendedorismo tem constituído, ao longo dos últimos anos, uma prioridade para a NERSANT, que, através do um trabalho de proximidade junto do meio empresarial, idealizou e executou ferramentas específicas para apoiar o empreendedorismo na região, de acordo com as necessidades do tecido empresarial e as diretrizes nacionais e europeias. Fê-lo seguindo uma lógica de unidade e parceria, envolvendo os meios empresariais, académicos e municipais”, prosseguiu a responsável.

O EmpCriança e o EmpreEscola são projetos de empreendedorismo direcionados para alunos de diferentes faixas etárias. Realizado nos últimos cinco anos, já participaram nestas iniciativas cerca de 3500 alunos. Para este ano letivo estão inscritos cerca de 1500 alunos.

No EmpCriança as crianças do Ensino Básico são impelidas pelos professores a criarem uma miniempresa, passando a apreender diversos conceitos ligados ao mundo empresarial, como multinacional, lucro, marketing, entre outros.

No EmpreEscola, direcionado para estudantes do ensino secundário, já se propõe a realização de um plano de negócios da empresa idealizada pelo grupo de alunos, e que será apresentado no final do ano letivo perante um júri que irá votar as cinco melhores ideias de negócio a concurso. Desta forma, a diferença fundamental é que no EmpreEscola, por se tratar de alunos com mais maturidade, existe uma grande probabilidade da ideia de negócio desenvolvida ser efetivamente concretizada.

O projecto ApoiarMicro tem como objectivo apoiar a criação de novas microempresas em todos os procedimentos legais para a constituição das mesmas e dotar os promotores dos instrumentos essenciais ao arranque e desenvolvimento da sua actividade, contribuindo, desta forma, para o fomento do empreendedorismo na Região do Ribatejo. A NERSANT garante, assim, o apoio na fase de pré-projecto (especificamente na elaboração do plano de negócios) e após o arranque da empresa, nas mais variadas áreas. Mais de 100 novas microempresas já foram apoiadas pela NERSANT desde o início desta iniciativa.

O Sítio do Empreendedor é uma plataforma online que permite a qualquer cidadão do país submeter de forma muito simplista a sua ideia de negócio, podendo verificar na hora a viabilidade económica da ideia exposta. A incubadora de ideias permite a elaboração de um mini estudo de viabilidade de cada ideia de negócio, bastando para o efeito que o empreendedor submeta online os valores previsionais inerentes à concretização da mesma, no que diz respeito ao plano e financiamento do investimento, a previsão de vendas ou serviços prestados, encargos com fornecimentos e serviços externos e encargos com pessoal.

Caso a avaliação da ideia de negócio apresentada seja positiva, a NERSANT apoiará o empreendedor na elaboração de um plano de negócios, bem como na implementação do mesmo, através da disponibilização de serviços de consultoria especializada até ao início de atividade da empresa. Para além do estudo de viabilidade, o site tem ainda ao dispor de todos os empreendedores, todas as informações necessárias ao início de uma atividade empresarial, como tipos de sociedades existentes, etapas para a constituição de uma empresa, e ainda informações fiscais e sobre financiamentos.

Cerca de 200 ideias de negócio já foram submetidas desde o início desta ferramenta, que integra também a Formação Inicial para Empreendedores.

Para além dos programas da NERSANT, foram premiados três projetos da Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL) - ‘Alentejo Empreende', ‘Projeto Começar' e ‘Centro Ideia' - e um projeto da Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA) - ‘Aldeias Ribeirinhas do Grande Lago Alqueva'.

 

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
 71%     Sim
 29%     Não
( 409 respostas )
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design