Home »
16 SET 2012
Nersant cria ACE no setor da construção civil
Por Jornal Abarca

A NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém criou, na região de Santarém, um Agrupamento Complementar de Empresas (ACE) na área da construção civil. A constituição formal do ACE foi assinada, no dia 12 de setembro.

De acordo com a Presidente da Direção da NERSANT, Maria Salomé Rafael, “só numa abordagem conjunta será possível angariar a massa crítica necessária que permita às empresas da região responder aos desafios da competitividade”. A dirigente associativa referiu ainda que o ACE vem “fortalecer e tornar mais competitivo o tecido económico da região do Ribatejo”, através da apresentação de vantagens evidentes, como “a oferta integrada de maior valor acrescentado, a abordagem a novos mercados, a redução dos custos de produção e aprovisionamento”, fatores essenciais para o cumprimento de uma das principais linhas estratégicas do agrupamento, que é a resposta a concursos internacionais.

As principais linhas estratégicas desta rede de cooperação são, assim, constituição de uma oferta integrada competitiva direcionada para o mercado global, centrada na resposta a concursos internacionais, a abordagem conjunta a novos mercados, com prioridade aos mercados do Brasil, Angola, Moçambique e Marrocos, bem como a geração de sinergias operacionais e logísticas que permitam a otimização de fornecimentos comuns (central de negociação).

Filipe Marques, administrador da Momsteelpor, SA., e Presidente do Conselho de Administração do ACE, explica que “o principal objetivo do ACE é poder responder a projetos e a mercados, onde cada uma das agrupadas não conseguiria responder de forma isolada, quer pela sua dimensão, quer pelo âmbito do projeto”. Neste sentido, remata Filipe Marques, o ACE pode ser um grande impulsionador do desenvolvimento do tecido empresarial regional, uma vez que “todas as empresas agrupadas têm na sua lista de fornecedores, várias empresas da região, que beneficiarão diretamente do sucesso do agrupamento”.

A criação de sinergias e complementaridades é, assim, um dos principais motivos de adesão ao agrupamento de empresas. Veja-se o exemplo de Paulo Resende, responsável pela empresa Danbanho - Equipamentos Sanitários e Materiais de construção, SA.. Para o empresário, o ACE “surge como um complemento” da sua atividade, tendo em conta que através do ACE, “sou convidado a responder a projetos que a Danbanho, como produtora e não prestadora de serviços, não conseguiria dar resposta. Ao conseguir alargar a resposta e satisfação dos meus clientes, penso estar mais ligados a estes e estes cada vez mais contarem comigo como primeiro fornecedor”.

Quanto ao plano de ações a curto prazo, o presidente do Conselho de Administração do ACE, Filipe Marques, afirma que “as nossas expetativas são de conseguir, numa primeira fase, merecer a confiança dos mercados onde o ACE irá operar, no sentido de termos oportunidade de concorrermos com as empresas locais”, acrescentando ainda que um dos objetivos do agrupamento é conseguir, “dentro de 12 meses, fechar um contrato de referência”.

Para além da NERSANT, assinaram o documento de constituição do ACE, as empresas Cabena- Cabinas de Benavente, Lda., a Bindopor, Lda., a Ecoedifica - Ambiente e Construções, SA., a TagusPVC - Caixilharias em PVC, Lda., a Momsteelpor, SA., a G.J. Silva & Filhos, Lda., a Danbanho - Equipamentos Sanitários e Materiais de construção, SA., a Transfor - Indústria, SA., a Vipremi - Fabricação de Produtos em Betão, Lda. e a Metalúrgica Moderna de Caxarias, Lda.

De referir que a criação da ACE para o setor da construção civil corresponde a mais um passo da NERSANT para apoiar as empresas e o próprio setor, um dos que mais sofre com a atual crise financeira.

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
 71%     Sim
 29%     Não
( 409 respostas )
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design