A cerimónia oficial que assinala os 96 anos de elevação de Abrantes a Cidade está marcada para amanhã, dia 14, às 17h00, no Parque Urbano de Abrantes.
A cerimónia inicia-se com a intervenção de José Manuel Heleno, sobre o tema do “Mérito”. José Manuel Heleno nasceu em Abrantes, em 1957, licenciou-se em Filosofia pela Faculdade de Letras de Lisboa, começando a carreira profissional de docente no ensino secundário. Doutorou-se em Filosofia, com a tese “Hermenêutica e Ontologia em Paul Ricoeur” (defendida em Janeiro de 2000 na Faculdade de Letras de Lisboa). Em 1985, edita a sua primeira novela, "Alguém que não Conheci", publicando posteriormente, entre outras, "A Morte do Filósofo" (1995) e "Atentado ao Pudor" (1998). As suas publicações mais recentes são ensaísticas: "Fascínio e Perturbação" (Editora Fim de Século, Lisboa, 2003) e "Identidade Pessoal" (Instituto Piaget, Lisboa, 2003). Actualmente leciona na Escola Secundária Dr. Solano de Abreu e na Escola Superior de Tecnologia de Abrantes e no ISLA, em Santarém.
Seguir-se-á a homenagem a cidadãos e instituições do concelhocom a entrega de medalhas:
Medalhas de Dedicação e Bons Serviços aos colaboradores do município que assinalam 25 anos de serviçoe medalhas aos colaboradores do Município que passaram à situação de aposentação.
As medalhas de Mérito Municipalsão distribuídas por vários sectores assim as empresas Mitsubishi Fuso Truck Europe S.A.(Tramagal) e FRASAM – Fundições do Rossio de Abrantes, S.A.são distinguidas com as Medalhas de Mérito Industrial.
O Mérito Agrícola e Comercialvai para a SAOV – Sociedade Agrícola Ouro Vegetale Casal da Coelheira – Centro Agrícola de Tramagal
A UTIA – Universidade da Terceira Idade de Abrantese a UTIT – Universidade da Terceira Idade do Tramagalsão galardoadas com a Medalha de Mérito Educativo e Social; o Mérito Educativoé atribuído à Associação Jardins Escola João de Deus; e o Mérito Educativo e Tecnológicoà ESTA – Escola Superior de Tecnologia de Abrantes.
A Liga dos Amigos Hospital de Abrantesrecebe o galardão de Mérito Sociale a Cruz Vermelha Portuguesao Mérito Social e Humanitário.
O Mérito Desportivodistingue os atletas Tiago André Farinha Aperta, Francisca Dias Laia, Mário Serras Passarinhoe Manuel João Gonçalves.
O Rancho Folclórico da Casa do Povo do Pegoe o Grupo Etnográfico “Os Esparteiros” de Mouriscassão distinguidos com Mérito Cultural.
O Mérito Cultural e Artísticoé atribuído à Escola de Música A. Teixeira.
Humberto Pires Lopes, director do CRIA, recebe a Medalha de Mérito Cívico e Social, enquanto Manuel Pereira Diasé distinguido com o Mérito Cívico e Político.
Com as Medalhasde Honra da Cidade de Abrantes, grau bronze douradovão distinguir Joaquim Candeias Silva, Nelson Augusto Marques de Carvalho, Fernando Tavares Dias Simão, José Joaquim Brito Ribeiro Vascoe Luís Fernando de Almeida Velho Bairrão(a título póstumo)
O grau de prata é atribuído aos Bombeiros Municipais de Abrantes
A sessão encerra com uma alocução pela Presidente da Câmara.