TOOLBOX 2 FACELIFE que irá decorrer em Constância entre os dias 20 e 29 de Agosto de 2012, é mais um projeto d’ Quatro Cantos do Cisne (OQCC) que surge como um conceito que pretende realçar a importância de aquisição de competências sociais, a importância do conhecimento intercultural e valorização das raízes culturais através de metodologias não-formais, com vista a uma maior capacidade para empregabilidade e criação e emprego por parte da comunidade jovem Europeia, mas também se afigura como um estimulo á participação ativa dos jovens e a sua importância na estimulação inter-geracional para essa mesma participação.
Por outro lado, pretende-se que a heterogeneidade de cada grupo de participantes fomente a aproximação de realidades rurais e urbanas, permitindo que participantes e comunidades locais possam refletir sobre a Igualdade de Oportunidades numa Europa a 27, e o quão importante é na formação de uma justiça social e consequentemente no empowerment que essa igualdade proporcionará, reduzindo as assimetrias e proporcionando uma distribuição mais justa de rendimentos e oportunidades.
Este “conjunto de ferramentas para enfrentar a vida de frente” ousa utilizar alguns dos fundamentos das redes sociais virtuais no sentido de transportar para o concreto no real, trabalhando competências que permitam optimizar a utilização dessas mesmas redes, sendo elas extraordinárias “ferramentas” de promoção da intercultura, contactos em diferentes gerações, criação de emprego e de promoção de Igualdade de Oportunidades.
O conceito que suporta todo este projeto definido por todos os parceiros assenta totalmente nas prioridades do programa Juventude em Acção, e concretamente direcionado para a criação de bases para solucionar as problemáticas que hoje assombram toda a Europa, não sendo uma problemática exclusivamente dos jovens europeus, todos acreditamos que a solução passa muito pela dinâmica, pro-atividade, capacidade e competência deles/as, porque são o Futuro.
Às prioridades permanentes do Programa foram acrescidas outras que OQCC consideram a base da atualidade e a necessidade e competências para que “enfrentemos a vida com optimismo, responsabilidade e sucesso”. São elas: Aquisição de competência de participação e empregabilidade – Por ser um elemento cada vez mais escasso nas novas gerações, que os limita na sua capacitação e produtividade em termos profissionais; A educação não formal como a competência maior na formação da personalidade e um fator de diferença e capacitação a todos os níveis; A criatividade enquadrada na realidade como a “arma”/”ferramenta” maior dos jovens; A valorização o conhecimento inter-geracional, do conhecimento adquirido pela experiência ao longo da vida, e que essa seja uma forma de fomentar o envelhecimento ativo.
Em suma, e porque TOOLBOX2FACELIFE apresenta-se como um projeto com aplicabilidade e identidade com base nos princípios definidos aquando a definição das metas de uma Europa 2020, ou seja, o Progresso Económico, a Solidariedade, a Paz, a Democracia, a Estabilidade e a Prosperidade.