Já regressaram a Portugal os oito empresários ribatejanos que participaram na missão empresarial da NERSANT a Moçambique, com participação na FACIM, Feira Agro-Pecuária Comercial e Industrial de Moçambique.
Na bagagem trouxeram bons contactos e boas perspetivas de negócio. Filipe Marques, da empresa MOMsteel considera que “em relação aos objetivos propostos pela MOMSteel, todos foram atingidos, formalizámos acordos comerciais com duas empresas de Maputo que nos irão representar na área de Projeto e iremos participar no capital de uma empresa que já está em Moçambique há 3 anos, para comercializar as casas MOMloft. Ao mesmo tempo, tivemos a oportunidade de apresentar na feira as soluções MOMSolar que foram muito bem recebidas e que irão justificar novas visitas”.
Também Gonçalo Eloy, da empresa AgroRibatejo, refere que “a missão a Moçambique superou as minhas expetativas, avaliando a mesma como excelente. Os nossos objetivos foram atingidos, pois com esta missão pudemos avaliar o mercado de uma forma mais rigorosa, deixando para trás a ideia de que o mercado moçambicano seria o escape para as dificuldades sentidas no nosso setor em Portugal”. Gonçalo Eloy ressalta ainda que “foi muito positivo o diálogo com possíveis parceiros de negócio que ilustraram na perfeição a realidade do setor e as dificuldades que se fazem sentir no dia a dia das suas empresas ou nas empresas que colaboram”.
Quanto ao apoio logístico e organizativo da missão, da responsabilidade da NERSANT, foi destacada como uma mais-valia, já que seleção dos contatos e o agendamento prévio de reuniões, tendo em conta a especificidade e os interesses de cada uma das empresas participantes, possibilitou que os empresários se concentrassem exclusivamente nos contatos de negócio. Filipe Marques, da MOMSteel afirma mesmo que “esta é a melhor forma de se iniciar um processo de internacionalização num novo mercado, a experiência de toda a equipa da NERSANT e o apoio dado no terreno, liberta a empresa para se centrar no contato comercial, que, sem este apoio, dificilmente teria oportunidade de fazer a quantidade de contatos que se fazem numa missão”. Também Gonçalo Eloy partilha da mesma opinião, avançado que “caso pretendêssemos fazer uma prospeção de outros mercados, não hesitaria em participar numa missão empresarial organizada pela NERSANT”.
De realçar que a NERSANT foi a única associação empresarial regional com presença na FACIM, tendo o seu stand recebido a visita do primeiro-ministro de Moçambique, Aires Ali; do Ministro da Indústria e Comércio, Armando Inroga e do Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Paulo Portas. De relembrar que a NERSANT está já a ultimar a próxima missão empresarial ao Brasil, designadamente ao Estado da Bahia, com data prevista de 17 a 24 de Outubro.
Podem ser obtidas mais informações junto do Departamento de Apoio Técnico, Inovação e Competitividade da NERSANT, através dos contatos 249, 839 500 ou datic@nersant.pt.