Home »
19 JUL 2012
TAGUS dinamiza sessões de divulgação para associações, agricultores, comerciantes e empresários
Por Jornal Abarca

De 23 a 26 de Julho, a TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo pretende receber associações, agricultores, comerciantes e empresários para os esclarecer em relação ao concurso a apoios da abordagem LEADER, do Programa de Desenvolvimento Rural (ProDeR) de 2012. Esta recepção de candidaturas, aberta desde dia 16 de Julho até 17 de Setembro, tem cerca de 3 milhões de euros para aplicar em projectos para Abrantes, Constância e Sardoal. 

As quatro sessões de divulgação destes apoios irão decorrer no edifício INOV.POINT, no Tecnopolo do Vale do Tejo, em Abrantes, sempre às 18h. A primeira será dedicada aos grupos etnográficos, associações culturais, sociais e desportivas no dia 23 de Julho. Na terça-feira, dia 24, será a vez dos agricultores. Comerciantes e prestadores de serviços são esperados no dia seguinte. E no dia 26 de Julho, a última apresentação dos avisos e clarificação de dúvidas são esperados empresários.
O lançamento deste novo aviso de abertura de concurso aos apoios da abordagem LEADER, do ProDeR foi feito no passado dia 12 de Julho, nos Claustros do Convento de S. Domingos, em Abrantes, integrado no seminário “Avaliação da Aplicação da Estratégia Local de Desenvolvimento da TAGUS em Abrantes, Constância e Sardoal”.
Pretende-se que até 17 de Setembro surjam candidaturas de “projectos inovadores e revitalizadores do mundo rural, que tragam novos, mais e melhores serviços à população e mais emprego à região”, refere o técnico coordenador da TAGUS, Pedro Saraiva. A verba disponível é de cerca de 3 milhões de euros (mais precisamente 2.904.000€) para apoiar microempresas e associações, podendo trazer à região um investimento total de mais 5 milhões de euros.

Com o concurso deste ano, a TAGUS perspectiva que surjam de sete a 10 novas empresas e apoie entre 20 a 30 empresas para que melhorem e diversifiquem os seus serviços, preservando e aumentando os postos de trabalho.

Dos resultados apresentados no seminário, esta Associação de Desenvolvimento Local sublinhou que dos 52 pedidos de apoio aprovados desde 2009, um investimento total de 5,4 milhões de euros que cria 57 postos de trabalho, 27 projectos privados, que actualmente facturam 6 milhões ao ano, em 4 anos devam aumentar em 4,2 milhões de euros a facturação. Destes surjam, também, sete novas empresas, 13 projectos com novos produtos e serviços, quatro modernizados e três avancem para a internacionalização. Nos 25 projectos públicos, a TAGUS espera que melhorem e criem equipamentos sociais e turísticos que venham a servir 165 mil utilizadores.

Mais informação em www.tagus-ri.pt. 

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
Sim
Não
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design