A NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém, tem agendada a realização de uma missão empresarial a Marrocos entre os dias 11 e 15 de dezembro, tendo realizado, na sua sede em Torres Novas, uma sessão de esclarecimentos sobre este mercado.
Abdelhaq Jniyene, conselheiro económico da Embaixada do Reino de Marrocos em Portugal, iniciou a reunião, afirmando que Marrocos é um mercado aberto ao investimento, uma vez que tem implementado diversos acordos que estabelecem a prática de comércio internacional livre de taxas. Marrocos pode ser, desta forma, uma porta de entrada no continente africano, vantagem que deve ser explorada especialemnet devido à proximidade de Portugal com este reino.
Para além disso, explicou Abdelhaq Jniyene, Marrocos tem vindo a apostar em políticas governamentais de aumento do investimento público em setores de atividade específicos, como a agricultura, turismo, energia, logística / transportes e indústria, em especial as áreas offshoring, automóvel, aeronáutica, eletrónica, indústria agroalimentar e têxtil. A título de exemplo, foi revelado que as empresas que invistam neste reino, têm isenção de impostos durante cinco anos.
O mercado marroquino tem ainda apostado ainda na construção de obras públicas e infraestruturas diversas, tendo sido já construído em Marrocos, seis parques industriais. Tendo em conta que as empresas de construção portuguesas atravessam uma grave crise devido à conjuntura económica, o mercado marroquino é assim uma oportunidade que as mesmas não devem desperdiçar. “A construção portuguesa está bem vista em Marrocos”, afirmou Abdelhaq Jniyene, ao mesmo tempo que disponibilizou algumas plataformas online para a consulta de concursos públicos abertos em Marrocos.
Da parte da NERSANT, foi explicado que a missão empresarial a Marrocos que a associação está a preparar pretende ser uma estrutura de apoio à realização de negócios entre as empresas da região e as empresas marroquinas, onde se incluem o encontro com diversas entidades institucionais que poderão abrir algumas portas que dificilmente se abririam individualmente, e a realização de encontros bilaterais entre as empresas de ambas as nacionalidades.
As empresas que participarem nesta missão empresarial têm garantido um serviço completo que inclui o bilhete de avião e reserva de viagens, o agendamento de reuniões institucionais e com empresas, reserva de hotel / estadia e transfers do aeroporto para o mesmo, deslocações no local, acompanhamento técnico da NERSANT e tradutores (facultativo).
Os interessados em marcar presença nesta missão empresarial devem contactar a associação o mais rapidamente possível, para que se trabalhe na identificação dos objetivos da empresa com a missão, e se agende as reuniões de acordo com o solicitado.
Mais informações através do Departamento de Apoio Técnico, Inovação e Competitividade, através dos contactos 249 839 500 ou datic@nersant.pt.