Está a chegar mais uma edição do Festival do Arroz Doce e Doçaria Tradicional da NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém. O certame inaugura amanhã, dia 30 de novembro, sendo o momento mais esperado do certame, a realização do já tradicional concurso de arroz doce, que acontece dia 02 de dezembro, das 14h00 às 16h00.
Filipa Vacondeus, Odete Castelão (em representação do chefe Silva) e João da Guia vão voltar a marcar presença no pavilhão de exposições da NERSANT, no domingo, dia 02 de dezembro, por ocasião da realização do concurso de arroz doce, onde vão desempenhar o papel de júri. Esta competição é aberta à população em geral e vai reconhecer o melhor arroz doce tradicional a concurso. Para além disso, o concurso incentiva à criação de novas receitas de arroz doce, pelo que o evento vai ainda atribuir o prémio inovação à receita que mais de destacar.
Para além do arroz doce confecionado das mais diversas maneiras e de outras iguarias típicas da região, os visitantes vão poder ainda visitar a feira do livros a feira dos stocks, que voltam a acompanhar a realização do Festival do Arroz Doce. Estas feiras são um ótimo complemento à mostra de doçaria, uma vez que permitem ao visitante realizar compras de natal, a preços consideravelmente inferiores aos praticados no mercado. Para além dos livros, os visitantes vão poder comprar vestuário, calçado, tapeçaria, bijutaria e artigos de decoração a preços inferiores aos praticados no mercado.
Este ano, a NERSANT conta com algumas novidades. Nesta edição do Festival do Arroz Doce vai ser confecionadas não um panelão, mas sim diversas panelas de arroz doce em momentos diferentes, para distribuição aos visitantes. Para além disso, no sábado, dia 01 de dezembro, na compra de duas entradas para a feira, a NERSANT oferece um quilo de arroz.
De referir que é no Ribatejo, mais precisamente na Lezíria, que se produz a maior quantidade de arroz carolino do país, tendo esta produção grande peso quer no setor primário nacional, quer ao nível das exportações.
PROGRAMA
30 NOVEMBRO
18H00
- Inauguração
- Elaboração de tacho de arroz doce para distribuição aos visitantes
21H00
- Atuação da Academia de Danças de Salão do Entroncamento
01 DEZEMBRO
14H00
- Abertura do certame
15H00
- Elaboração de tacho de arroz doce para distribuição aos visitantes
16H00
- Atuação do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Olaia
18H30
- Atuação do Rancho Folclórico Casal Sentista
21H00
- Atuação do Rancho Folclórico de Torres Novas
- Elaboração de tacho de arroz doce para distribuição aos visitantes
02 DEZEMBRO
14H00
- Abertura do certame
- Início do Concurso de Arroz Doce
15H00
- Atuação de sevilhanas da Escola Leni Carvalho – Entroncamento
16h00
- Divulgação dos resultados do concurso de arroz doce
- Elaboração de tacho de arroz doce para distribuição aos visitantes