A NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém, promoveu, na sua sede em Torres Novas, o ‘Mercado de Ideias’, sessão de apresentação de novas ideias de negócio para a região do Ribatejo. Para a sessão, a NERSANT convidou diversos investidores e financiadores, com capital para investir em novas empresas.
Através do ApoiorMicro, programa que permite apoio técnico gratuito para a criação de microempresas na região do Ribatejo, a NERSANT encontra-se a acompanhar o desenvolvimento de dezenas de planos de negócios por parte de empreendedores da região do Ribatejo.
Com o objetivo de transformar ideias de negócio em empresas, a NERSANT levou a efeito em Torres Novas, a sessão ‘Mercado de Ideias’, onde os empreendedores puderam apresentar detalhadamente o seu plano de negócios, perante um conjunto de investidores e financiadores da região. A sessão ‘Mercado de Ideias’ é a última etapa da primeira fase do ApoiarMicro, que começa com a realização do ‘Atelier de Ideias’, sessão onde os empreendedores são despertos para as novas tendências de negócio, seguindo-se a realização da ‘Banca Interna’, reunião à porta fechada onde os empreendedores expõem a sua ideia a um conjunto de empresários para que os mesmos facultem contributos e sugestões de melhoria ao projeto empresarial.
Em Torres Novas, foram apresentadas 6 ideias de negócio em diversas áreas de atividade. A apresentação dos planos de negócio começou com Tânia Pissarra e Gina Moreira, que apresentaram a ‘Mia Maga’, empresa que se pretende instalar em Constância e cuja área de negócio é a confeção de malas, cintos e bijutaria em biocouro. Seguiu-se a apresentação do plano de negócios da SA&RH – Serviços Administrativos, pela empreendedora Tânia Alves, que pretende resolver os problemas administrativos das empresas. Samara Oliveira foi a terceira empreendedora a apresentar o seu negócio – ‘Golden Butterfly’, empresa na área da saúde e bem-estar físico e emocional, seguindo-se a apresentação de Luís Grilo. Este empreendedor apresentou o seu negócio de produção agrícola, centrado essencialmente na área dos citrinos. Os empreendedores Fábio e Márcia Frazão deram a conhecer a sua ideia de negócio, que se caracteriza por ser um franchising na área da venda de postais. Em último lugar, Samuel Ferreira apresentou o plano de negócios do seu projeto empresarial, e que está relacionado com a personalização e venda de objetos religiosos.
Na sessão estiveram presentes diversos elementos da banca regional, que foram colocando questões ao longo de todas as apresentações, bem como representantes de diversas câmaras municipais da região. Para além da prestação de alguns contributos positivos para as ideias de negócio, as entidades presentes prestaram ainda alguns esclarecimentos aos empreendedores, tendo a banca presente sido bastante prestável no que diz respeito à análise individual de cada plano de negócio, a fim de se viabilizar um possível empréstimo bancário.
Ana Hipólito, Diretora Adjunta do Centro de Emprego e Formação Profissional do Médio Tejo esteve também presente na sessão tendo-se demonstrado muito interessada nos negócios apresentados, aos quais colocou diversas questões.
A convite da NERSANT, a Diretora Adjunta do Centro de Emprego encerrou a sessão, afirmando que “a NERSANT faz um trabalho primordial junto das pessoas que têm ideias de negócio, acautelando determinadas situações para as quais os empreendedores não teriam sensibilidade isoladamente”.
A NERSANT continua a apoiar os empreendedores da região que pretendam criar o seu próprio negócio, devendo os interessados contactar o Departamento de Apoio Técnico, Inovação e competitividade da associação, através do e-mail datic@nersant.pt ou do número 249 839 500.
Os empreendedores com ideias de negócio já definidas, podem ainda testar a viabilidade económica do seu projeto empresarial através do Sítio do Empreendedor (http://sitiodoempreendedor.nersant.pt/), incubadora de ideias de negócio online criada pela associação empresarial.