A Praia Fluvial de Aldeia do Mato foi palco, no passado dia 30 de Junho, da 11ª edição do AQUApaper. Esta iniciativa, organizada pela TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior em parceria com o Município de Abrantes, contou com a participação de aproximadamente meia centena de pessoas que responderam ao desafio nocturno.
Esta jornada em canoa em Castelo de Bode, que se baseia na filosofia do rally paper, apoiada pela abordagem LEADER, do Programa de Desenvolvimento Rural (ProDeR), teve nesta edição uma nova data e horário, realizando-se em pleno Verão e contemplando uma etapa nocturna num dos braços daquele espelho de água.
O AQUApaper de Abrantes, que se caracteriza por trazer participantes maioritariamente da área metropolitana de Lisboa, concentrou nesta 11ª edição, com colaboração da Alfa-Aventura, da Casa do Povo de Alvega, da Glaciar Sports Bar e Segredos de Aldeia, um maior número de inscrições de pessoas provenientes da Região, que quiseram ter a oportunidade de expor os seus sentidos e usufruir da fantástica Albufeira de Castelo de Bode.
Os vencedores da edição foram a equipa constituída por Gonçalo Veloso e Débora Varandas, de Abrantes, que receberam o primeiro prémio. Os habitués irmãos Pereirinha (Rui e Vitor), de Torres Novas, ficaram em segundo lugar. Clara e Raquel Amaro, de Abrantes, obtiveram uma dupla conquista: o terceiro lugar da classificação geral e melhor equipa feminina. O prémio mono-lugar foi atribuído a Adrian Pearce, de Lisboa. Aos premiados foram atribuídos cabazes com produtos da região e uma publicação do Município de Abrantes sobre o património edificado do centro histórico. Ao primeiro lugar foi ainda concedido um voucher para uma estadia no Hotel Segredos de Vale Manso, oferecido por este empreendimento turístico.
Por volta das 3 horas terminou a aventura náutica deste ano, no hotel Segredos de Vale Manso, onde os participantes puderam recuperar as suas energias no convívio “Sabores da Região”.
O AQUApaper de Abrantes promete voltar para em 2013 com mais aventuras.