A Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola de São Facundo emitiu um comunicado contra o encerramento da escola básica:
"Contra a vontade dos Alunos, contra a vontade dos Pais dos alunos, contra a vontade dos Professores, contra a vontade da População, contra a vontade da Junta e Assembleia de Freguesia, alguém decidiu encerrar a Escola de São Facundo.
Esta decisão foi tomada oficialmente pela DREL em 17 de Julho de 2012 e mantida em segredo para evitar que fosse possível qualquer reação em tempo útil e, desta forma, nos colocar a todos perante um facto consumado. Recusamos aceitar o encerramento da nossa Escola e não reconhecemos a ninguém o direito de decidir por nós. A Escola de São Facundo continua a ter o número mínimo de alunos para poder funcionar, tem sido referência até na inovação e tecnologia e na envolvência com a comunidade local. Nada na Lei obriga ao seu encerramento. Por fim, é com profundo pesar que consideramos a Câmara Municipal de Abrantes o principal responsável pelo encerramento da Escola de São Facundo. Na verdade, quem nos deveria defender traiu-nos. Traiu-nos pelo que fez às escondidas e pelo que não fez às claras. Consideramos que é dever da Câmara corrigir o erro que cometeu e lutar por manter a Escola aberta."
notícias relacionadas