Entram em vigor, a 2 de maio, as novas notas de 5 euros em todos os países da zona euro. A iniciativa é da responsabilidade do BCE (banco central europeu) e dos bancos centrais nacionais do Eurosistema, que o fazem para assegurar a integridade das notas de euro.
Esta é uma segunda série de notas com elementos de segurança melhorados que acompanham os avanços tecnológicos na proteção face à contrafação e que ajudarão a tornar as novas notas ainda mais seguras e também a manter a confiança dos cidadãos no euro.
As novas notas de 5 euros continuam a exibir os desenhos da primeira série e a apresentar as mesmas cores. São designadas por “Europa” devido à existência de um retrato de Europa (figura mitológica grega que deu origem ao nome ao continente) na marca de água e no holograma das notas.
Esta nova série continuará a circular em simultâneo com as notas ainda existentes no mercado. A data em que as notas da primeira série deixarão de estar em circulação ainda não está definida e será anunciada com bastante antecedência para chegar ao conhecimento de toda a população.
Para mais informações poderá ser consultado o site: www.novas-notas-de-euro.eu