O TAGUSVALLEY – Tecnopolo do Vale do Tejo irá promover a participação de uma turma de 14 alunos da Escola Secundária de Mação este ano no projecto StartUp_EU, no âmbito do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida da União Europeia.
Dividida em quatro grupos, a turma do 11º ano irá entrar no jogo educativo, que envolve mais de 400 alunos do ensino secundário de vários países da União Europeia, desenvolvendo ideias de negócio e desafios. 14 de Junho é o dia de entrega das apresentações em vídeo, que serão avaliadas por um júri constituído por empresários experientes e consultores de negócio. As 10 ideias mais inovadoras ficarão apuradas para o prémio final.
Já está agendada a formação para a professora, que orientará as equipas maçaenses, no sentido de conhecer as directrizes deste projecto da European Business & Innovation Centre Network (EBN).
O StartUp_UE é um projecto financiado pela União Europeia com o objectivo de desenvolver capacidades empreendedoras nos estudantes do ensino secundário através de um jogo educativo. Através de networking e com base na plataforma online (http://startup-eu.net), os grupos irão definir funções para cada elemento, desenvolver desafios e estruturar as suas ideias, criando planos de negócio e de marketing. Esta iniciativa surgiu no debate Económico Mundial de 2011 “Educating, the Next Wave of Entrepreneurs”, em que se concluiu que quanto mais cedo é estimulado o espírito empreendedor nas pessoas, melhores são os resultados para a sociedade.
Com o StartUp_UE, a organização espera que os alunos do ensino secundário inscritos adquiram competências, tais como empreendedorismo, criatividade, facilidade em comunicar em línguas estrangeiras, interesse pelas tecnologias, entre outras.
O Tecnopolo do Vale do Tejo irá apoiar a participação da turma da Escola Secundária de Mação, fazendo o elo de ligação entre os alunos e a organização, surgindo na sequência do trabalho que tem sido desenvolvido de incentivo ao empreendedorismo nas escolas, através da metodologia EMPRE. Este projecto desafia, todos os anos, os alunos do 2º e 3º ciclo do Ensino Básico do Médio Tejo a criarem “empresas”, formando equipas e aplicando os vários processos, desde a criação de uma identidade corporativa, estudo de mercado, definição das gamas dos produtos e gestão de fornecedores e clientes. A metodologia culmina com o ponto alto, as feiras, em que os estudantes conhecem os seus parceiros comerciais e têm mais uma oportunidade de comercializar os produtos desenvolvidos.