Home »
05 ABR 2013
Cursos financiados da NERSANT avançam na Chamusca
Por Jornal Abarca

‘Gestão Ambiental’ e ‘Instalação de Apiários’ são os cursos a iniciar brevemente na Chamusca e para os quais ainda existem vagas. Promovidos pela NERSANT, estas ações de caráter gratuito são dirigidas para os colaboradores das empresas da região e para ativos empregados ou desempregados.

Tendo em conta a localização de algumas empresas deste setor na zona da Chamusca, a NERSANT decidiu realizar nesta localidade, a ação ‘Gestão Ambiental’, formação de nível 4 e que terá a duração de 50 horas.

Durante as 50 horas de duração da ação de formação, pretende-se que a mesma identifique e sistematize os conceitos de gestão ambiental, bem como a legislação relevante para esta área. Os formandos deverão igualmente ser capazes de identificar os requisitos da norma NP EN ISO 14001, bem como identificar os aspetos e impactes ambientais mais significativos. A classificação dos resíduos, sua diferenciação e metodologias para a sua gestão, são também um dos objetivos da ação de formação.

De maneira a cumprir estes objetivos, o curso de ‘Gestão Ambiental’ será ministrado de acordo com diversos conteúdos, que serão organizados por capítulos. São eles: “Aspetos gerais da gestão ambiental”, “Legislação ambiental relevante”, “Normas de gestão ambiental” e “Gestão de resíduos”.

Podem frequentar esta ação de formação ativos com idade superior a 18 anos, detentores de baixas qualificações escolares e/ou profissionais, ou que possuam qualificações desajustadas às necessidades do mercado de trabalho. Para além disso, os ativos terão de ter concluído o 9º ano de escolaridade, à data da inscrição na formação. A conclusão, com aproveitamento, desta ação de formação, dá lugar à emissão de certificado de qualificações.

Também na Chamusca, a NERSANT vai levar a efeito o curso de ‘Instalação de Apiários’, formação de nível 2 com 50 horas de duração, e que tem como objetivo munir os formandos de conhecimentos que lhes permitam reconhecer as regras e princípios a cumprir na instalação de apiários, instalar apiários e distinguir os vários modelos de colmeias, e ainda selecionar o modelo mais adaptado a cada região, otimizando as produções e o correto desenvolvimento das colónias de abelhas.

Esta formação é destinada a ativos com idade superior a 18 anos, detentores de baixas qualificações escolares e/ou profissionais, ou que possuam qualificações desajustadas às necessidades do mercado de trabalho. A ação é composta por diversos conteúdos divididos por diferentes capítulos, entre eles ‘Regras e princípios para a instalação de apiários’, ‘Escolha do local para instalação do apiário’, ‘Escolha do tipo de assentos no apiário’, ‘Dimensionamento do apiário’, ‘Povoamento de colónias’, ‘Disposição das colmeias no apiário’, ‘As primeiras colmeias – os cortiços’, ‘Modelos de colmeias’, ‘Dimensões rigorosas dos modelos de colmeia existentes’, ‘Características de uma boa colmeia’, ‘Importância da utilização de material normalizado’ e, por fim, ‘Vantagens e desvantagens comparativas entre os diferentes modelos existentes’.

Para mais esclarecimentos em relação a estas ou outra formações do plano de formação financiado da NERSANT, os interessados devem contactar o Departamento de Formação e Qualificação da associação, através do número 249 839 500 ou do e-mail dfq@nersant.pt.

As inscrições para a formação de ativos da NERSANT são realizadas através do site da associação, em www.nersant.pt (área de formação financiada).

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
Sim
Não
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design