Arranca este sábado, dia 27 de abril, a missão empresarial a Moçambique, a oitava que a NERSANT realiza a este mercado no prazo de dois anos. Desta vez, a viagem de negócios conta com uma comitiva de 10 empresários, que vão procurar negócios nas cidades de Maputo e Beira.
Tendo em conta a sua estratégia de apoio à internacionalização das empresas da região do Ribatejo, a NERSANT vai estar em Moçambique entre os dias 27 de abril e 04 de maio, a liderar mais uma missão empresarial a este mercado.
A viagem de negócios inicia na cidade de Maputo, onde os empresários vão chegar no dia 27. No dia 28 de abril, a comitiva vai estar presente numa reunião onde vai ser apresentado o mercado moçambicano, nomeadamente aspetos legais, económicos e burocráticos próprios deste país e que podem condicionar a realização de negócio.
Com esta formação de base, os empresários encontram-se devidamente preparados para reunir com empresas locais, o que vai acontecer diariamente ao longo da missão empresarial. Estes encontros foram agendados previamente pela NERSANT, tendo em conta os interesses das empresas participantes na missão empresarial. No plano institucional, a comitiva vai ainda reunir, no dia 30 de abril, com o delegado da AICEP em Maputo.
Explorado o mercado em Maputo, as empresas ribatejanas vão ter a oportunidade de conhecer o mercado da cidade da Beira. No dia 01 de maio, a comitiva vai ser recebida pela ACB – Associação Comercial da Beira, para conhecer as oportunidades de negócio na província de Sofala. Com esta associação, a NERSANT já possui um longo histórico de relações institucionais que tem vindo a desenvolver ao longo dos anos, e que culimou com a assinatura de um protocolo de cooperação no passado ano de 2012.
No dia 02 de maio, as empresas ribatejanas irão reunir ainda com o Governo da Província de Sofala e com o Conselho Municipal da Beira. O regresso ao Ribatejo está marcado para dia 04 de maio.
Enquanto promotora desta iniciativa, a NERSANT pretende alavancar a realização de negócios entre a região do Ribatejo e Moçambique. Para isso, a associação empresarial oferece os seus serviços de internacionalização, cabendo-lhe as tarefas logísticas inerentes à viagem de negócios, o acompanhamento técnico durante a missão, e o agendamento de reuniões, quer institucionais, quer com empresas.
Sendo que a missão empresarial a Moçambique se insere num projeto mais amplo de apoio à internacionalização, as empresas que participem nas ações podem ainda vir a receber um apoio a fundo perdido sobre as despesas que tiveram com a viagem de negócios.
Para mais informações sobre o plano de internacionalização da NERSANT, os interessados devem consultar http://www.nersant.pt/intpme/. O Departamento de Apoio Técnico, Inovação e Competitividade da associação está também ao dispor através do número 249 839 500 ou do e-mail datic@nersant.pt.