No âmbito do projeto “Juventude Ação na Solidariedade” promovido pela AJAF-Associação Juventude Ação no Futuro, com o apoio do programa FINSOCIAL 2012, e com base no diagnóstico efetuado às associações da zona norte do concelho de Abrantes, realizou-se no passado dia 7 de Julho de 2012, pelas 10h00, uma ação de formação designada “Contabilidade e Fiscalidade nas Organizações do 3º Setor”.
Esta iniciativa teve lugar no antigo Jardim-de-infância de Fontes, com o apoio da junta de Freguesia de Fontes, e contou com a presença de membros da AJAF Associação Juventude Ação no Futuro da freguesia do Souto; da ACLAMA Associação Cultural os Amigos de Martinchel da freguesia de Martinchel; da Unimaxial Associação Particular de Solidariedade Social, Cultura e Desporto, de Maxial; da Associação para o Desenvolvimento e Solidariedade Social de Fontes, e do Centro Social, Cultural, Recreativo e Desportivo de Água das Casas, freguesia de Fontes.
A ação de formação teve como objetivo desenvolver boas práticas de gestão na área contabilística e fiscal nas organizações do 3º setor, bem como identificar modelos declarativos obrigatórios. Posto isto, foram apresentadas questões como a gestão associativa, responsabilidade subsidiária, enquadramento jurídico e legal, enquadramento fiscal, enquadramento contabilístico, e por fim obrigações declarativas.
Com vista à aplicação dos conhecimentos ministrados, a formadora aplicou exercícios práticos e forneceu aos/às presentes modelos das declarações obrigatórias, com o intuito de verificar se estes/estas ficaram esclarecidos, ou se ainda restavam dúvidas.
São cada vez mais as exigências burocráticas aplicadas às organizações do 3º setor, e por via disso é necessário munir as associações com ferramentas que permitam dar continuidade às suas iniciativas e projetos de forma eficiente, colmatando as dificuldades que vão surgindo ao longo dos seus percursos.