A NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém, e a Câmara Portuguesa de Comércio da Bahia, celebraram um protocolo de cooperação que tem como objetivo incrementar as relações comerciais entre o Ribatejo e este Estado brasileiro.
Na cerimónia, que decorreu no dia 16 de abril na sede da associação em Torres Novas, a NERSANT foi representada pela sua Presidente da Direção, Maria Salomé Rafael, que afirmou que é “com todo o gosto que a NERSANT assina este protocolo, uma vez que é vontade da associação estreitar o relacionamento empresarial entre a região do Ribatejo e o Estado da Bahia”.
Por sua vez, António Coradinho, Presidente da Câmara Portuguesa de Comércio da Bahia, referiu que Portugal e Brasil não souberam explorar até hoje “o facto de falarem a mesma língua, o que lhes confere vantagem competitiva na hora de realizar negócio”. O responsável da Câmara Portuguesa do Comércio da Bahia mencionou ainda que este Estado “tem uma oferta complementar à existente na região, motivo pelo qual a celebração deste acordo de cooperação faz todo o sentido”. Referindo-se ao protocolo, António Coradinho espera que o mesmo possa “aproximar os dois países e as duas regiões em causa. Através da assinatura do protocolo desejamos realizar ações concretas, como identificar empresas ribatejanas para a realização de parcerias. Fazer bons negócios é o nosso objetivo”, concluiu.
No âmbito do protocolo, a NERSANT compromete-se a divulgar atividades e iniciativas desenvolvidas pela Câmara aos seus associados, a assumir a posição de principal interlocutor de investidores brasileiros que pretendam investir na área geográfica de influência da NERSANT, bem como a encaminhar para a Câmara os contactos de empresários que pretendam investir no Brasil. Em contrapartida, a Câmara Portuguesa de Comércio da Bahia compromete-se a divulgar atividades e iniciativas desenvolvidas pela NERSANT na Bahia.
Para além disso, o protocolo define ainda que ambas as entidades deverão promover encontros entre empresários em ambos os países, apoiarem-se na organização de missões empresariais em ambos os países, identificar e divulgar oportunidades de investimento tanto no Brasil como em Portugal, participarem em feiras com o objetivo de promover e divulgar produtos dos seus investidores, e, por fim, elaborarem pesquisas e estudos de mercado sempre que tal se afigure necessário.
A Presidente da Direção da NERSANT, Maria Salomé Rafael, fez saber que o protocolo vai ser posto em prática em breve, com a deslocação de uma missão empresarial da associação ao Estado brasileiro da Bahia. Paralelamente, a dirigente associativa aproveitou o momento “para convidar a Câmara Portuguesa de Comércio da Bahia, a estar presente no NERSANT Business 2013, encontro internacional de negócios organizado pela NERSANT, cuja última edição decorreu em novembro de 2012 com a participação de seis delegações estrangeiras”.
Na cerimónia de assinatura do protocolo estiveram também presentes, a acompanhar António Coradinho, o Superintendente de Política do Agronegócio do Estado da Bahia, Jairo Pinto Vaz, bem como o Presidente das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados do Leite do Estado da Bahia, Paulo Cintra. Da parte da NERSANT estiveram presentes, para além de Maria Salomé Rafael, diversos membros da direção da associação empresarial.