O AgroCluster Ribatejo viu aprovado mais um projeto a que se candidatou no âmbito do SIAC, o "PromoFood – Promoção internacional do sector agroindustrial da Região". O projeto agora aprovado insere-se no domínio da internacionalização, conhecimento e acesso a mercados e valorização da oferta nacional, com o objetivo de melhorar o posicionamento das empresas/entidades no mercado global, permitindo que estas iniciem exportações ou reforcem o seu potencial exportador, consolidando quotas de mercados ou diversificando os seus mercados.
No âmbito deste projeto, o AgroCluster Ribatejo vai definir uma estratégia de internacionalização para o setor agroindustrial, vai promover e valorizar a oferta agroindustrial da região no exterior, através da participação em feiras internacionais e organização de mostras de produtos / ações promocionais em mercados externos. O projeto tem ainda como objetivo disponibilizar informação e apoio que facilite o processo de internacionalização / exportação das empresas da região, fomentar o aumento da exportação, promover a imagem e capacidades da região a nível nacional e internacional, facilitando a internacionalização das empresas, dos seus produtos e serviços, e, por fim, aumentar a competitividade das PME da região por via de uma maior utilização dos fatores dinâmicos de competitividade, como a internacionalização.
Para responder a estes objetivos, o AgroCluster Ribatejo vai desenvolver um conjunto de ações de marketing internacional, que passam pela presença em feiras, ações promocionais com mostras de produtos, bem como a criação de um portal de promoção de empresas e produtos agroindustriais – o Club AgroCluster – em três línguas.
De referir ainda que, pela sua natureza, este projeto visa a melhoria da competitividade da região, através da resposta a problemas comuns, traduzindo-se os seus resultados na provisão de bens públicos e na geração de externalidades positivas indutoras de efeitos de arrastamento na economia.