Home »
24 SET 2012
Entroncamento: Festival Nacional de Teatro Palcos de Outono
Por Jornal Abarca

A Companhia de Teatro Poucaterra (CTP) vai realizar a sexta edição do Festival Nacional de Teatro Palcos de Outono em parceria com a Câmara Municipal do Entroncamento. O certame irá ter lugar na sala do Pavilhão Municipal do Entroncamento e irá decorrer nos dias 20, 21, 27 e 28 de outubro e ainda a 3, 4, 10 e 11 de novembro. Tendo contado com a presença do ator Ruy de Carvalho na anterior edição, este ano o Festival irá ser apadrinhado pela atriz Estrela Novais, a patrona desta VI edição, que estará presente na Mesa de Honra da Cerimónia Oficial de Abertura, no dia 20 de outubro, pelas 21H00.

Como já é apanágio da organização da CTP, o evento foi estruturado procurando ir ao encontro de todos os públicos, assim sendo, nos dias 21 e 28 de outubro e nos dias 4 e 11 de novembro, às 16H30, teremos espetáculos vocacionados para a infância: o musical “Pinóquio”, pelo Grupo de Animação e Teatro “Espelho Mágico” [espetáculo vencedor do Concurso Nacional de Teatro da Fundação INATEL em 2010, vencedor dos prémios para Melhor Cenografia e Melhor Guarda-Roupa e nomeado para os prémios de Melhor Interpretação Nacional Feminina, Melhor Interpretação Nacional Masculina, Melhor Encenação, e prémio Ruy de Carvalho para Melhor Espetáculo, no CONTE 2012 – Concurso Nacional de Teatro da Federação Portuguesa de Teatro]; os espetáculos de marionetas “O nabo gigante”, pelas Partículas Elementares e “O bosque encantado”, pela Pandora Teatro, a encerrar o certame de 2012 “Uma amiga preciosa”, pelo Centro Dramático Bernardo Santareno, sendo estas três estruturas profissionais.

Nos dias 20 e 27 de outubro e 3 e 10 de novembro, pelas 21H30, o evento irá apresentar espetáculos para todo o público: “A demanda”, pelo Teatro Amador de Pombal; “A hora zero”, pelo Teatro Nova Morada [espetáculo nomeado para os prémios de Melhor Desenho de Luz, Melhor Cenografia e Melhor Guarda-roupa no CONTE 2012]; “O desejo agarrado pelo rabo”, pelos Plebeus Avintenses e “O dia seguinte”, pela AGAIARTE – Associação Gaia Arte Estúdio [espetáculo vencedor do prémio Orlando Worm para Melhor Iluminação, no CONTE 2012].

Tal como nas edições anteriores, também este ano os espetáculos para todo o público, a serem realizados às 21H30, irão contar com serviço de baby-sitting gratuito, assegurado no próprio espaço do Pavilhão Municipal, um apoio considerado essencial para os espetadores. Outro ponto considerado essencial para o sucesso do evento é o fato de todos os espetáculos terem passado por uma escolha criteriosa sendo, na sua maioria, trabalhos galardoados a nível nacional, como tem vindo a acontecer nas edições anteriores. Nas palavras de Rafael Amaral Vergamota, presidente da CTP, "a nossa principal preocupação passa pela qualidade das propostas teatrais apresentadas, pois só assim poderemos prestigiar este Festival e presentear o público que nos visita, trazendo ainda mais espetadores à sala de ano para ano, e fidelizando aqueles que sempre nos acompanham”.

Os bilhetes para o evento estarão à venda no Café D. Nuno [em frente à praça Salgueiro Maia] e uma hora antes dos espetáculos no local do Festival. O bilhete para o primeiro dia terá um custo de 10 euros, dando acesso aos oito espetáculos do certame e à possibilidade de votar no melhor espetáculo desta edição, uma novidade deste ano através da qual o público poderá eleger aquele que considerou ser o Melhor Espetáculo da VI edição, atribuindo a CME o respetivo galardão. Para os que preferirem comprar os bilhetes individualmente, para cada espetáculo, o custo [simbólico] foi fixado nos 2 euros.

Procurando colmatar todas as necessidades que os espetadores possam manifestar para poderem estar presentes no Festival, outra novidade deste ano passa pela criação de uma Linha Oficial do Festival no transporte TURE [cujo itinerário será divulgado brevemente], que trará os públicos dos espetáculos de sábado à noite até à sala do Pavilhão Desportivo Municipal e os levará de regresso a casa, no final dos mesmos, gratuitamente. O objetivo é brindar, uma vez mais, toda a comunidade local, trazendo um pouco daquilo que melhor se faz na arte do teatro nacional ao público do Entroncamento.

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
 71%     Sim
 29%     Não
( 409 respostas )
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design