Home »
21 AGO 2012
Abrantes: Reordenamento da rede escolar dita extinção de escolas
Por Jornal Abarca

Dando cumprimento à Resolução do Conselho de Ministros n.º 44/2010, de 14 de junho, que visa estabelecer orientações para o reordenamento da rede escolar e que refere ser importante a concentração de alunos em centros escolares, de forma a garantir a todos os alunos igualdade de oportunidades no acesso a espaços educativos de qualidade, promotores de sucesso escolar, a DRELVT informou a Câmara Municipal de Abrantes da listagem homologada, pelo Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar, a 17 de Julho, dos estabelecimentos de educação e ensino extintos:

A Escola Básica de Alferrarede Velha, o Jardim-de-Infância de Alferrarede nº 1, o Jardim-de-Infância de Alferrarede nº 2 e o Jardim-de-Infância de Casais de Revelhos são extintos, passando a integrar o novo Centro Escolar Escola Básica Maria Lucília Moita (ex-EB1 Abrantes nº 3).

A Escola Básica de São Facundo, a Escola Básica de Brunheirinho, a Escola Básica de Vale das Mós, o Jardim-de-Infância de Bemposta e o Jardim-de-Infância de Vale de Horta - Brunheirinho são extintos, passando a integrar o novo Centro Escolar Escola Básica de Bemposta.

A Escola Básica de Martinchel, o Jardim-de-Infância de Rio de Moinhos e o Jardim-de-Infância de Martinchel são extintos, passando a integrar o novo Centro Escolar Escola Básica de Rio de Moinhos.

A Escola Básica do Tramagal nº 2, a Escola Básica do Crucifixo, o Jardim-de-Infância do Crucifixo e o Jardim-de-Infância do Tramagal são extintos, passando a integrar o novo Centro Escolar Escola Básica de Tramagal.

Também a Escola Básica Raul Figueiredo é extinta, passando a integrar a Escola Básica de Abrantes n.º 1, onde já foram criadas condições para o regular fornecimento de refeições.

Foi ainda concedida autorização excecional de funcionamento para o ano letivo 2012/13 à Escola Básica de Concavada, por ainda não estar construído o centro escolar das freguesias de Alvega e Concavada, não havendo assim melhores condições para oferecer a estes alunos.

O reordenamento da rede escolar do 1º ciclo do ensino básico no Concelho de Abrantes está previsto na Carta Educativa, homologada pelo Ministério da Educação em 29 de maio de 2007. Desde então foram construídos oito centros escolares, dotados de refeitório, biblioteca, espaços adequados para a prática desportiva, entre outros, infraestruturas que as velhas escolas do Centenário já não oferecem. 

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
 71%     Sim
 29%     Não
( 409 respostas )
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design