A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) vai estar, a partir de hoje, dia 3 e até ao dia 9 de maio, com centenas de jovens alunos do 7.º ano de escolaridade de todo o País, numa ação de formação que pretende explicar como compreender e utilizar criticamente a informação televisiva. Enquadrada na iniciativa “Sete dias com os media”, destina-se a alunos que afirmam consumir noticiários televisivos, mas que não debatem as questões abordadas com ninguém e esta segunda-feira, dia 6, a ação decorre em Constância, na Escola Básica e Secundária de Luís de Camões.
“Sete dias com os media” é um projeto de âmbito nacional que surgiu da celebração do Dia Internacional da Liberdade de Imprensa (assinalado hoje), cujos promotores são o Grupo Informal sobre Literacia para os Media (GILM), composto pela Comissão Nacional da UNESCO, o Conselho Nacional de Educação, a Entidade Reguladora para a Comunicação Social, o Gabinete para os Meios de Comunicação Social e a Universidade do Minho (Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade).
A promoção da educação para os media é uma das áreas estratégicas de atuação da ERC, que conta com a participação de vários colaboradores da Entidade, que estarão nos próximos dias em 15 escolas, públicas e privadas, de norte a sul do País. Como explica o Regulador, «esta iniciativa da ERC responde a um conjunto de recomendações e diretivas de instituições internacionais e nacionais, e pretende fomentar uma utilização ativa e crítica da informação televisiva em crianças daquela faixa etária, como forma de contribuir para a formação de cidadãos adultos informados e participativos na sociedade».
«Pretende-se, sobretudo, estimular o questionamento das notícias por parte dos alunos», salienta a ERC. «Com esta ação de formação, a ERC irá fornecer aos alunos ferramentas cognitivas para descodificar e ler criticamente a informação televisiva, assim como informação acerca dos mecanismos legais à disposição da sociedade civil no que respeita ao setor da comunicação social». Assim, os objetivos da ação de formação da ERC são familiarizar os alunos com os conceitos fundamentais do jornalismo, familiarizar os alunos com os mecanismos de defesa à disposição dos telespetadores, e promover um visionamento ativo e crítico da informação televisiva.
Para além de Constância, a ERC estará, hoje, na Escola Secundária Stuart Carvalhais, em Sintra, e na Escola Básica 2+3 André de Resende, em Évora; também no dia 6 na Escola Dr. Mário Sacramento, em Aveiro, na Escola Secundária de Vila Verde, em Braga, no Externato Nova Cultura, em Lisboa, e na Escola Básica 2+3 José Gomes Ferreira, em Ferreira do Alentejo; no dia 7 de maio na Escola Básica c/3º Ciclo Almirante Gago Coutinho, em Lisboa, na Escola Mestre Domingos Saraiva, em Sintra, e na Escola Básica e Secundária de Oliveira de Frades, em Viseu; no dia 8 de maio na Escola Secundária Dr. Emídio Navarro, em Almada, e na Escola 2+3 da Quinta da Lomba, no Barreiro; e no dia 9 na Escola Secundária Eça de Queirós, em Lisboa, na Escola Básica Martim de Freitas, em Coimbra, e na Escola Secundária Inês de Castro, em Vila Nova de Gaia.
As ações decorrerão em várias fases, passando pela apresentação da iniciativa aos alunos, a apresentação dos principais conceitos, o visionamento e discussão de peças jornalísticas, e ainda um espaço para dúvidas e debate.
Esta ação de educação para os Media dinamizada pela ERC culminará com a realização do 2.º Congresso Literacia, Media e Cidadania, agendado para o dia 10 e 11 de maio no Pavilhão do Conhecimento em Lisboa.