Com cerca de 50 formandos, os ateliers de formação do novo Centro de Estudos de Arte Contemporânea (CEAC), em Vila Nova da Vila, entraram em funcionamento no início do mês.
Com a duração de cinco meses de formação teórico-prática e práticas laboratoriais, são lecionados por docentes e técnicos do IPT, nos domínios do Desenho e Pintura, Fotografia e Vídeo, e Teatro e Teatro de Sombras, abertos a toda a comunidade em geral.
Fruto da parceria entre Município, Instituto Politécnico de Tomar e a Fundação EDP, este equipamento funciona nas instalações da antiga Casa da Hidráulica.
Continuam abertas as inscrições para os ateliers de formação, que podem ser feitas através do telefone 249720358 (Carlos Vicente) e ou e-mail galeria@cm-vnbarquinha.pt.
Os créditos ECTS adquiridos nesta formação poderão num futuro próximo ser convertidos em módulos de um Curso de Especialização Tecnológica (CET) que aguarda aprovação pelo Ministério da Educação.
Além dos Ateliers de formação, o CEAC irá promover ateliers quinzenais, aos sábados, com atividades de lazer em diferentes vertentes de expressão artística e cultural, como o Desenho, a Pintura, Artes decorativas. Estas atividades decorrem nas instalações do CEAC e no Parque de Escultura Contemporânea de Almourol, monitorizadas por alunos dos 2º e 3º anos do Curso Superior de Artes Plásticas - Pintura e Intermedia do IPT, sob coordenação de docentes, destinados essencialmente a crianças e jovens.
O CEAC surge na sequência da criação do Parque de Escultura Contemporânea Almourol, espaço que reúne obras dos 11 escultores mais representativos da escultura contemporânea portuguesa, em Vila Nova da Barquinha, um projeto apoiado pela Fundação EDP.
No âmbito do CEAC está igualmente prevista a realização de seminários alusivos às áreas de estudo e conferências de artistas convidados, autores consagrados ou emergentes em diferentes domínios artísticos contemporâneos, destinados a toda a comunidade em geral.