A Câmara Municipal de Abrantes aprovou por unanimidade, na reunião de segunda feira, dia 8, a cedência do projeto dos laboratórios do INOV.POINT à Associação TagusValley — Associação para a Promoção e Desenvolvimento do Tecnopolo.
A decisão deve-se ao facto da atual restrição do Município em submeter candidaturas a apoio externo. A “Remodelação do Edifício do INOV.POINT – CIIDE para instalação do LINE.IPT, Laboratórios de Inovação Industrial e Empresarial no Tecnopolo – Abrantes” não pode ser levada a efeito pela Câmara de Abrantes, apesar da deliberação, de 6 de Fevereiro de 2012, de lançar este procedimento.
Assim, o Executivo Municipal aprovou a cedência do projeto à Associação TagusValley, que o Município de Abrantes integra, por reunir condições para efetuar as obras, de acordo com o projeto aprovado em 6 de Dezembro de 2011.
Com o alojamento de laboratórios para utilização da Escola Superior de Tecnologia e expansão do LINE.IPT, Laboratórios de Inovação Industrial e Empresarial, este edifício passará a ser um centro de investigação inteiramente direcionado para as empresas, tendo como principal objetivo fomentar a incorporação de tecnologia e inovação e promover competências nas áreas da engenharia e do desenvolvimento.
No piso 0 serão instalados dois estúdios de rádio e um de televisão, vários laboratórios da área das engenharias e um armazém.
No piso 1 nascerão quatro laboratórios, incluindo laboratório de química e desenvolvimento de produto; estúdios de fotografia, montagem e edição; sala de apoio e zona técnica.
Esta intervenção, com o valor de €1.168.021 (acrescido de IVA), vai incidir na remodelação dos blocos já existentes (dois pisos cada e com espaços com vocação para serem adaptados) no INOV.POINT, dedicados à ocupação oficinal.