Com o objetivo de dinamizar as trocas comerciais internacionais da região, o AgroCluster Ribatejo está a preparar a visita de importadores estrangeiros à região, o que irá acontecer durante a realização da FERSANT, que decorre de 08 a 16 de junho, em Santarém, em conjunto com Feira Nacional da Agricultura.
O objetivo dos importadores do Kuwait centra-se em produtos como o azeite, condimentos e compotas, mas também em vegetais congelados e arroz. Quanto aos importadores da África do Sul, repete-se o interesse dos anteriores importadores por azeite, condimentos, vegetais congelados e arroz, sendo também do interesse deste país, encontrar fornecedores ou parceiros de negócio na área do tomate, compotas, carne, cerveja, sumos e vinhos.
Os importadores dinamarqueses encontram-se igualmente interessados em azeite, tomate, vegetais e fruta fresca, enquanto que os russos procuram azeite, vinho, queijo, compotas e carne.
Esta ação do AgroCluster Ribatejo insere-se na estratégia do cluster para a promoção da cooperação comercial entre empresas e entidades relacionadas com o setor agroindustrial, quer seja nos circuitos nacionais ou internacionais.
Tendo em conta o tipo de produtos procurados, a presença deste conjunto de importadores na FERSANT e na Feira Nacional da Agricultura será uma enorme mais valia, uma vez que muitas empresas expositoras nos certames produzem e comercializam este tipo de produtos.
As empresas interessadas em apresentar os seus produtos junto destes importadores, devem contactar o AgroCluster Ribatejo, no sentido de esta associação agendar encontros de negócios entre as empresas ribatejanas e os mesmos. Os contactos para o efeito são geral@agroculster.com ou 249 839 500.