Home »
09 ABR 2016
Abrantes - Concurso de ideias premiou alunos do secundário
Por Jornal Abarca

Mais de 300 jovens de escolas secundárias e profissionais da região do Médio Tejo estiveram no dia 6 de abril no TAGUSVALLEY, Parque de Ciência e Tecnologia, em Abrantes, num dia dedicado à inovação e ao empreendedorismo digital.

Tratou-se do encerramento do “2016 High School Innovation Summit”, uma espécie de caça-talentos de estudantes do ensino secundário da região do Médio Tejo, evento que surgiu da parceria entre a Escola Superior de Tecnologia de Abrantes (ESTA) e a Lusídeias - Plataforma Nacional de Inovação do Grupo Compta, com o apoio da Câmara Municipal de Abrantes, da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo e do TAGUSVALLEY.

Pretendeu incentivar o empreendedorismo digital e premiar ideias de alunos do 12º ano, transformando-as em negócios reais, aproximar as escolas do ensino secundário às universidades (IPT/ESTA) e ao mercado empresarial e  demonstrar que os alunos não precisam de sair da sua região para ter futuro porque neste território há capacidades empreendedoras (empresas e ensino superior). Daí que os prémios atribuídos tivessem sido precisamente bolsas de estudo e estágios profissionais nas empresas parceiras do evento.

Na fase de selecção e candidaturas, o concurso chegou a mais de 700 alunos finalistas que, por intermédio de seminários realizados nas escolas, tomaram contacto com estas temáticas e foram desafiados a submeter as suas ideias e projectos. Foram depois distinguidos dez projectos tecnológicos, sendo cinco de alunos de escolas do concelho de Abrantes.

Os prémios para as três melhores ideias foram entregues no dia 6 de abril pela ministra da Presidência e Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques e pela presidente da Câmara de Abrantes. Maria do Céu Albuquerque incentivou os jovens a demonstrarem um espírito empreendedor: “Este concurso é um incentivo para os jovens serem diferentes e inovadores, mas também é um desafio para a sua fixação no território do Médio Tejo”, salientou.

A autarca aproveitou também a oportunidade para felicitar a aposta que a Compta - um dos maiores grupos nacionais do setor das Tecnologias de Informação - está a fazer em Abrantes e na região através da recente instalação de uma delegação da empresa e da Lusídeias no Centro de Incubação e Inovação Empresarial, valência do TAGUSVALLEY, Parque de Ciência e Tecnologia.

Alunos premiados

1º prémio - Ideia de João Laranjeira e João Maia, alunos da Escola Secundária de Santa Maria do Olival, Tomar. O objetivo é auxiliar os doentes a controlar os seus níveis de insulina e batimentos cardíacos.

2º prémio - A ideia de Afonso Nunes, da Escola Secundária Manuel Fernandes, de Abrantes, é criar uma rede social que permite a partilha de vídeos de curta duração (30 seg.) sobre qualquer talento, permitindo aos autores obter feedback de outros artistas amadores ou mentores.

3º prémio - Miguel Ângelo Cortez Oliveira da Escola Profissional e Tecnológica de Torres Novas é o mentor de uma aplicação online que localiza os contentores de lixo ou reciclagem mais próximos.

Menções honrosas - Interação e Espírito de Equipa: Francisco Gomes, da Escola Secundária Solano de Abreu e João Gaio e Silva, da Escola Secundária Manuel Fernandes, Abrantes

Melhor Imagem de Marca- Ricardo Ribeiro, aluno da Escola Profissional e Tecnológica de Torres Novas.

Melhor Apresentação- Eduarda Arrais, Alexandra Beirão e Diana Raimundo, alunas da Escola Secundária Solano de Abreu, Abrantes. 

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
Sim
Não
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design