Almourol (Vila Nova da Barquinha), Capriola by Hotel Lusitano (Golegã), Hotel de Turismo de Abrantes (Abrantes), Pezinhos no Rio (Constância), Pintas (Entroncamento) e Segredos de Vale Manso (Abrantes) integram a lista dos 40 restaurantes que vão participar na 4ª edição do Concurso de Iguarias e Vinhos do Tejo (CIVT). Aquele que melhor combinar os ‘Vinhos do Tejo’ com a cozinha tradicional, vencerá o concurso, que decorre entre 9 a 24 de março.
De notar ainda que esta edição reúne quase o dobro dos 22 concorrentes em 2010, o que se traduz numa iniciativa de sucesso e com maior âmbito geográfico de atuação.
Para além das zonas anteriormente a concurso, Ribatejo e concelho de Azambuja, desde o ano passado, o concurso foi alargado à área de Lisboa. Em 2013 o âmbito do mesmo foi mais ambicioso e alargou-se aos distritos de Leiria, Castelo Branco, Portalegre, Évora e Setúbal, num total de 19 concelhos.
A imensa procura por parte dos restaurantes, não só da zona ribatejana, mas também dos concelhos envolventes, atesta a qualidade do certame e a projeção do mesmo junto da população e dos consumidores.
“Este concurso, que visa promover os Vinhos do Tejo e o ‘casamento’ com a gastronomia, tem todas as condições para, de futuro, alargar a sua abrangência a todos os concelhos, de norte a sul de Portugal”, refere José Pinto Gaspar, presidente da CVR Tejo.
O enólogo Mário Louro preside novamente ao CIVT, ao qual se juntam, na mesa do júri, o chefe de cozinha Igor Martinho, o jornalista da especialidade Fernando Melo e representantes da CVR Tejo, nomeadamente José Pinto Gaspar, Teresa Batista, João Silvestre, Edna Barbosa e Carlos Alberto Moniz, embaixador dos Vinhos do Tejo.
Em função dos pontos conferidos pelo Júri, os participantes da 4ª edição do CIVT serão premiados com diplomas de ouro e de prata, estando ainda reservados diplomas para a ‘Melhor Promoção’, o ‘Melhor Gourmet’, a ‘Melhor Carta de Vinhos do Tejo’, “Revelação” bem como o tão desejado ‘Diploma de Prestígio/O Melhor Restaurante’.