A NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém, e o AgroCluster Ribatejo, viram aprovados pelo INALENTEJO, dois projetos – RibatejoExport e Agrocompete - no âmbito dos Regulamentos Específicos SIAC (Sistema de Apoio a Ações Coletivas) e PCI (Promoção e Capacitação Institucional). A assinatura dos contratos de financiamento relativos a estes projetos aconteceu na segunda-feira, dia 25, em Beja.
O RibatejoExport visa a promoção da competitividade e a internacionalização das PME, estando já previstas diversas ações que pretendem cumprir este objetivo. Desta forma, a presença em certames internacionais, como a FIC 2013, a exposição agropecuária de Goiás, em 2014, e a FILDA 2014, são algumas das atividades agendadas ao abrigo deste projeto. No próximo mês de outubro, a NERSANT vai colocar em marcha a primeira destas ações, deslocando-se à Beira, em Moçambique, para uma mostra de produtos e ação promocional.
O mesmo projeto tem ainda como finalidade a produção e disponibilização de informação de gestão a PME’s. Tendo em conta este objetivo, está prevista a realização de três estudos prospetivos de cariz setorial (metalomecânica, serviços para construção, e materiais para construção), com o objetivo de identificar oportunidades de internacionalização e definir o respetivo posicionamento para o mercado de Moçambique.
O Agrocompete tem como promotor o AgroCluster Ribatejo e pretende definir uma estratégia para a competitividade do setor agroindustrial.
No âmbito deste projeto, o AgroCluster Ribatejo pretende produzir e disponibilizar informação de apoio ao desenvolvimento (relevante para as PME da Região), promover os produtos regionais e da fileira agroindustrial e apoiar a inovação organizacional.
A organização e promoção de um ciclo de seis seminários, workshops e sessões de divulgação relevantes para PME’s agroindustriais; a realização de estudos sobre tendências de consumo de mercados internacionais e novas tecnologias para apoio ao desenvolvimento das empresas do setor; a organização de evento/mostra de promoção da fileira agroindustrial da região e de apresentação de potencialidades da região a potenciais investidores estrangeiros e importadores em 2013 (encontros de negócio); e, por fim, a criação de uma mostra permanente de produtos agroindustriais da região, são as atividades a desenvolver pelo AgroCluster Ribatejo ao abrigo do Agrocompete.