Home »
30 MAR 2012
Constância: Nossa Senhora da Boa Viagem
Por Jornal Abarca

As habituais festividades – Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem / Festas do Concelho de Constância 2012 – vão realizar-se de 7 a 9 de Abril.
No atual contexto de crise económica e financeira, a Câmara Municipal considerou pertinente repensar o formato das Festas do Concelho, pelo que após reflexão com a população, com os comerciantes e com o movimento associativo concelhio, se encontrou um formato que continuará a promover a Vila e o concelho de Constância, bem como a potenciar o desenvolvimento da economia local.
Se a Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem (9 de Abril) e toda a sua componente religiosa (missa solene, chegada das embarcações engalanadas, procissão e bênçãos dos barcos e das viaturas), decorrerá nos mesmos moldes dos anos anteriores, já as Festas do Concelho (7, 8 e 9 de Abril), sofrerão – em virtude da situação económica e financeira que o país, em geral, e as autarquias, em particular, atravessam –, algumas alterações, seja na redução do número de dias (de quatro para três), seja na conceção do programa, com incidência no menor número e dimensão dos espetáculos e na não realização de algumas iniciativas, casos da Mostra Nacional de Artesanato, do Grande Prémio da Páscoa em Atletismo, do espetáculo de encerramento de Fogo de Artifício, entre outros.
No respeitante à animação cultural a mesma realizar-se-á na Praça Alexandre Herculano e consistirá no seguinte: dia 7 de Abril - 22H - Concerto pela Banda Filarmónica de Montalvo (Org.: Associação Filarmónica Montalvense 24 de Janeiro), 23H- Atuação de Grupo Musical; 8 de Abril - 16H - Tarde de Folclore (Org.: Rancho Folclórico “Os Camponeses de Malpique”), 21h30m- Concerto de Sinos de Mão (Org.: Associação CICO);23h00 – Atuação de Grupo Musical; 9 de Abril - 22 Horas -Atuação de Grupo Musical.
Durante os três dias, decorrerá no Parque de Merendas uma Mostra de artesanato e doçaria do concelho, denominada Saberes e Sabores, no Posto de Turismo uma exposição de fotografia e no edifício da Antiga Cadeia uma exposição subordinada ao tema da Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem ao longo dos séculos.
Com a finalidade de preservar/divulgar a gastronomia do concelho e da região, assim como de colmatar algumas lacunas decorrentes da insuficiência de oferta dos restaurantes, será autorizada a abertura de tasquinhas de acordo com as normas de participação. Contudo, a câmara municipal apenas assegurará espaço para instalação máxima de duas tasquinhas de Associações/Coletividades do concelho em locais a definir.
No respeitante às ruas floridas a Câmara disponibilizará meios para o efeito, procurando - moradores e instituições - rentabilizarem os adornos existentes de anos anteriores.
Pensamos que desta forma continuam reunidas as condições que fazem destas Festas um acontecimento religioso, cultural e turístico ímpar na região e no país.

 

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
Sim
Não
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design