O Parque de Escultura Contemporânea Almourol, situado em Vila Nova da Barquinha, recebeu, ontem, dia 25 de Junho, dez dos onze autores das obras de arte que ali se encontram. O espaço de sete hectares junto à zona ribeirinha, será inaugurado dia 6 de Julho pelo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva.
Alberto Carneiro, Ângela Ferreira, Carlos Nogueira, Cristina Ataíde, Fernanda Fragateiro, Joana Vasconcelos, José Pedro Croft, Pedro Cabrita Reis, Rui Chafes, Xana e Zulmiro de Carvalho são os artistas envolvidos neste projeto que espera atrair os visitantes do Castelo de Almourol, visitado anualmente por cerca de 60 mil pessoas.
Mas o projecto vai além da instalação de esculturas, integrando a reabilitação de um edifício antigo, para acolher uma galeria de arte, uma residência de artistas e um centro educativo.
O parque representa um investimento total de dois milhões de euros, financiado em 80 por cento por fundos comunitários. As 11 esculturas custaram 900 mil euros, com a mesma comparticipação, e o valor restante foi pago pela autarquia e pela Fundação EDP, parceira do projeto.
Reportagem na Edição 317 de 5 de Julho de 2012
Reportagem Fotográfica em http://www.abarca.com.pt/?cix=abarcatv&ixgal=853