O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, inaugurou na sexta feira, dia 6, o Parque Almourol, em Vila Nova da Barquinha, onde foi apupado por cerca de 30 populares que se manifestaram com cartazes alusivos à falta de médicos no centro de saúde de Alpiarça, à privatização da água e dos CTT e ao encerramento de serviços públicos.
Os manifestantes foram impedidos de entrar no parque pelo forte dispositivo de segurança que acompanhava a comitiva presidencial, aguardaram junto à placa inaugural para içarem de novo os cartazes.
Na sessão solene, realizada nos Paços do Concelho, após a visita ao Parque, Cavaco Silva elogiou o esforço de “valorização urbanística” feito em Vila Nova da Barquinha e considerou o Parque de Escultura de Arte Contemporânea “a prova de que a Cultura não está confinada aos grandes centros urbanos”.
Elogiou as cidades e vilas que são capazes de criar “vocações” e “desígnios” que as distinguem de outras urbes e os autarcas que conseguem mobilizar outros agentes para projetos coletivos que combatem a desertificação e fixam as populações.
O Parque de Escultura Contemporânea do Almourol reúne esculturas de grandes dimensões de 11 artistas portugueses: Alberto Carneiro, Ângela Ferreira, Carlos Nogueira, Cristina Ataíde, Fernanda Fragateiro, Joana Vasconcelos, José Pedro Croft, Pedro Cabrita Reis, Rui Chafes, Xana e Zulmiro de Carvalho
O investimento é da ordem dos 900.000 euros, sem do financiado em 80 por cento por apoios comunitários e o restante através de uma parceria da Câmara Municipal local com a Fundação EDP, que garantiu toda a assessoria técnica e artística.
O projecto inclui ainda a reabilitação de do antigo edifício dos paços do concelho, onde no rés-do-chão será instalada uma galeria de arte, uma residência de artistas e um centro educativo. Para dinamizar este projecto foi assinado um protocolo entre a autarquia, a Fundação EDP e o Instituto Politécnico de Tomar.
(Ver reportagem fotográfica em multimédia)