A NERSANT é uma das entidades certificadas para a prestação de apoio técnico no âmbito do Programa Nacional de Microcrédito. De maneira a dar a conhecer este apoio aos empreendedores do Ribatejo, a associação empresarial da região de Santarém já dinamizou duas sessões de apresentação deste programa.
Enquanto entidade certificada para a prestação de apoio técnico no âmbito do Programa Nacional de Microcrédito, a NERSANT dinamizou duas sessões de informação e esclarecimento sobre este programa, onde estiveram presentes mais de 50 empreendedores.
Nas sessões, que se realizaram dia 16 e 17 de abril, em Santarém e Torres Novas, respetivamente, a NERSANT explicou que o SOU MAIS – Programa Nacional de Microcrédito, pretende fomentar a criação de emprego e o empreendedorismo através do apoio a desempregados que queiram iniciar a sua atividade por conta própria e do apoio a projetos viáveis com criação de postos de trabalho.
O programa assenta na facilitação do acesso ao crédito, através da tipologia MICROINVEST, na prestação de apoio técnico à criação e consolidação dos projetos apresentados, onde a NERSANT irá intervir, enquanto entidade credenciada para o efeito, e, por fim, na formação do empreendedor, durante os primeiros anos do negócio.
Desta forma, clarificou a NERSANT nas duas sessões que dinamizou, o programa facilita o acesso ao crédito através de um financiamento de pequeno montante, destinado a apoiar a concretização de projetos cujo limite máximo de investimento e de financiamento é de 20.000 €.
Cabe à NERSANT, sempre que lhe for encaminhado um promotor ou empreendedor, confirmar a qualidade de destinatário e avaliar a ideia de negócio, prestar apoio técnico ao projeto empresarial, elaborando o dossier de negócio e, por fim, reencaminhá-lo à CASES (Cooperativa António Sérgio para a Economia Social), entidade coordenadora do PNM em articulação com o IEFP, caso o mesmo tenha avaliação positiva. A CASES confirma o dossier de negócio e valida o projeto, entregando-o ao promotor, que o deverá encaminhar ao banco, juntamente com a ficha de validação do mesmo. Cabe ao banco analisar o pedido de crédito.
Nas mesmas sessões, a NERSANT aproveitou ainda para dar a conhecer o Vale Empreendedorismo, programa do QREN, que permite às PME acederem a financiamento de 75% a fundo perdido para a contratação de serviços em determinadas áreas.
A NERSANT colocou-se ainda à disposição dos empreendedores para o esclarecimento de quaisquer questões relacionadas com estes projetos, tendo facultado os contactos do seu Departamento de Apoio Técnico, Inovação e Competitividade, para o efeito (249 839 500 ou datic@nersant.pt).