A Associação Filarmónica e Cultural do Entroncamento apresenta, este sábado, dia 1 de Dezembro, com o apoio da Câmara Municipal, uma Opereta Infantil sobre os reis portugueses, D. Dinis e D. Isabel.
A Opereta, apresentada por um grupo significativo de alunos da Associação Filarmónica e Cultural do Entroncamento, retrata vivências ocorridas no reino de D. Dinis. Este rei português que ficou célebre pelas medidas que tomou no sentido de desenvolver o país nos diferentes domínios da atividade económica da época: agricultura, pescas, comércio marítimo e terrestre, industria artesanal, entre outros, foi, igualmente um Rei-Poeta. A sua corte foi a mais culta da época e nela se recitavam poemas, Cantigas de Amigo, Amor, Escárnio e Maldizer. O próprio rei escreveu Cantigas de Amigo e instituiu a Língua Portuguesa como Língua Oficial do Reino, em substituição do Latim. Sua esposa, a Rainha Santa Isabel, era muito querida pelo povo e conhecida devido à generosidade para com os mais desfavorecidos. Conhecida pelo “Milagre das Rosas”, foi beatificada e canonizada pela Igreja Católica.
A Opereta Infantil, que foca a vida quotidiana no Tempo de D. Dinis e de D. Isabel, foi encenada por Tiago Rosa, Professor desta Associação e terá lugar pelas 15 horas, na Sala da Cultura do Pavilhão Desportivo Municipal. As entradas são gratuitas.