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29 FEV 2012
INEM: 1,3 milhões de chamadas e mais de 700 mil meios accionados em 2011
Por Jornal Abarca

Em 2011, os Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM atenderam 1.363.129 chamadas e acionaram 730.250 meios.
As chamadas efetuadas para o 112 são atendidas primeiramente pela PSP, que encaminha para os CODU todas as situações que digam respeito a situações de urgência ou emergência médica. O funcionamento dos CODU é assegurado, 24 horas por dia, por equipas de profissionais qualificados - médicos e técnicos - com formação específica para efetuar o atendimento, triagem, aconselhamento, seleção e envio de meios de socorro (motas, ambulâncias, viaturas médicas e helicópteros).
As perguntas feitas pelos profissionais dos CODU são muito importantes para a atuação do INEM. Facultar toda a informação que seja solicitada vai permitir uma assistência mais eficaz, pois será mais fácil determinar qual o tipo de emergência e o meio mais adequado para dar resposta ao problema de saúde.
No caso de não ser necessário enviar uma ambulância ou qualquer outro meio, as chamadas serão então encaminhadas para a Linha de Saúde 24.

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