A programação do Centrum Sete Sóis Sete Luas, no Centro de Artes e Cultura de Ponte de Sor, fechará o ano 2012 com a fascinante exposição de pintura do artista caboverdiano Djosa. No sábado, dia 15 de dezembro, pelas 17 horas, inaugura a exposição “Criôlo”, com a participação do pintor.
José Gomes “Djosa” nasceu em S.Nicolau em 1944. É hoje considerado um dos artistas mais relevantes da arte caboverdiana. Em 1963 foi para o Brasil (Rio de Janeiro) onde fez o Curso de Arquitetura na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Regressa a Cabo Verde em 1978 e instalou-se na cidade da Praia. Entre 1981 e 1990 retorna ao Brasil e regressa posteriormente a cabo Verde e à Praia. Apesar de todas estas viagens de um lado para o outro do Atlântico, ele não esquece as suas raízes que expressa na sua arte: o desenho, a pintura e a arquitetura. Já participou em várias exposições individuais e coletivas tanto no Brasil como em Cabo Verde e agora expõe pela primeira vez em Portugal. Nos dias 12, 13 e 14 de dezembro, o pintor realizará laboratórios de criatividade com estudantes da Escola Secundária de Ponte de Sor.
Se quiser descobrir as lendas e os mitos das telas de Djosa, deixando-se capturar pelo ritual das linhas e cores dos quadros, não pode perder este evento.