A NERSANT encontra-se a desenvolver reuniões com diversas entidades da economia social do distrito de Santarém, com o objetivo de dar a conhecer o seu projeto que visa a preparação e implementação do sistema de gestão da qualidade neste tipo de instituições.
Através deste projeto, a associação empresarial pretende que estas entidades possam responder da melhor forma às solicitações dos seus utentes, através da implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade, que vai ao encontro das pretensões dos Manuais da Segurança Social, enquanto referenciais normativos que permitem regular positivamente as respostas sociais e avaliar a qualidade dos serviços prestados por cada uma das instituições, sejam elas Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) ou outras instituições públicas ou privadas.
A implementação do sistema, dinamizada pela NERSANT com a parceria de consultores que acompanham todo o processo, é assim uma mais-valia para estas entidades, que muitas vezes não conseguem interpretar e, logo, implementar devidamente aos parâmetros de qualidade exigidos nos manuais da Segurança Social.
Entre diversas ferramentas, este projeto da NERSANT prevê a implementação de um sistema de intranet (rede interna de acesso restrito) que disponibiliza o acesso aos manuais, aos processos chave, às instruções de trabalho, aos impressos previstos nos Manuais da Segurança Social para cada uma das respostas sociais, fazendo ainda uma gestão mais cuidadosa de armazéns e economatos, compras, avaliação de fornecedores, registo de viaturas (controlo de quilómetros e consumos), fichas de colaboradores (registo de férias, agenda, formação interna, banco de horas), entre outras funcionalidades.
Neste momento, a associação já se encontra a preparar e a implementar o sistema de certificação da qualidade em 12 instituições da região, havendo ainda espaço para mais adesões (249 839 500 ou dfq@nersant.pt).