Decorreu, na sexta feira, 19 de abril, a inauguração do “Sr. Chiado”, sito na Praça Raimundo Soares, em Abrantes. Um edifício de três pisos, com múltiplas valências, cedido pela família Bandarra, à Associação Cultural Palha de Abrantes.
No rés-do-chão, os visitantes recebem as boas vinda com pinturas sob o tema “25 de Abril de 74 – A Poesia está na rua”, elaboradas pelos alunos do ATL da Associação e inseridos na exposição “Memórias de Abril” que está patente até 3 de maio, e uma sequência de fotos da praça. No piso intermédio, está exposta uma mostra de revistas antigas e ali se situa uma sala de projecção de vídeo e um piano. No terceiro piso localiza-se a sala de conferências.
Lurdes Martins, presidente da Associação Palha de Abrantes, referiu que o espaço “é informal” e que pretende contribuir para revitalizar o centro histórico, por isso está a aberto a sugestões de toda a comunidade.
Raquel Varela investigadora e historiadora, perante uma sala com cerca de meia centena de pessoas, apresentou o livro "Quem Paga o Estado Social em Portugal?" do qual é coordenadora. Baseado em dados reais, a obra põe em causa a teoria de que o estado social não é sustentável. Analisando o valor dos impostos que recaem sobre o trabalho e os gastos sociais do Estado, o estudo concluí que, na grande maioria dos casos, os trabalhadores pagam mais do que recebem do Estado, em vários serviços.