Foi assinado a 20 de dezembro o contrato para a infra-estruturação do Tecnopolo do Vale do Tejo entre a direcção do TAGUSVALLEY e o consórcio das empresas ASIBEL Construções e Asibetumes Obras Públicas. Esta empreitada, que deverá estar concluída no final do Verão de 2013, irá permitir a abertura do parque à comunidade e prepará-lo para receber aceleradores de empresas.
A empreitada no valor de 1,3 milhões de euros deverá iniciar-se em meados de janeiro do e prevê completar a primeira fase de infra-estruturação deste Parque de Ciência e Tecnologia. A intervenção inclui a construção de um novo acesso ao parque no lado Este, a demolição do muro envolvente, urbanização de quatro hectares, regulação da linha de água que atravessa o Tecnopolo, instalação de sistema de segurança, arranjos exteriores, colocação de fibra óptica e sinalização, criação de rede eléctrica, iluminação pública, saneamento e gás, entre outros.
Inserido no projecto INOV.TECH, este investimento é co-financiado em 85 por cento pelo Programa Operacional Regional do Centro, no âmbito do Sistema de Apoio a Parques de Ciência e Tecnologia e Incubadores de Empresas de Base Tecnológica.
O INOV.TECH é um dos cinco projectos estruturantes repartidos por várias cidades da região Centro que integram o programa estratégico INOVIDA. Neste configuram, além do TAGUSVALLEY, a Universidade da Beira Interior, o Instituto Politécnico da Guarda e a InovCluster – Associação do Cluster Agro-Industrial do Centro. E tem por objectivo potenciar a criação de um sistema em rede de um parque de ciência e tecnologia polinucleado, focado na qualidade de vida e no sector agro-industrial, no eixo territorial Guarda, Covilhã, Castelo Branco e Abrantes.