Mais de meia centena de postes de iluminação pública, em diversas zonas da vila de Sardoal, já têm o seu foco desligado pela EDP, ao abrigo do Programa de Poupança Energética promovido pelo Município.
Este corte incidiu, em grande parte, no acesso sul da sede do concelho, desde a entrada até à Ponte de S. Francisco, Rua da Ladeira e espaço de estacionamento do Parque Desportivo Municipal, áreas de construção ou beneficiação recente e que possuíam um elevado número de postes de eletricidade pública.
A inativação destes focos não põe em causa as necessárias condições de visibilidade e segurança nos locais em questão. Outros cortes estão a ser estudados e ponderados, com o objetivo de “aliviar” a fatura do Município face aos encargos regulares com a iluminação.
Entretanto, no âmbito da Plataforma Médio Tejo 21, o Município de Sardoal candidatou-se à instalação de centrais de minigeração (painéis fotovoltaicos) nos edifícios dos Bombeiros Municipais, Centro Cultural Gil Vicente e Piscina Coberta de Aprendizagem.
A Plataforma Médio Tejo 21, da Agência Regional de Energia e Ambiente do Médio Tejo e Pinhal Interior Sul, pretende promover a sustentabilidade energética e climática, através de métodos inovadores que dinamizem a atividade económica e a criação de empregos. Uma das vertentes prende-se com a captação de investimento privado em projetos de tecnologia fotovoltaica.