Na quinta-feira, 4 de outubro, a Escola Básica e Secundária Luís de Camões, vai proceder à entrega do Prémio Camões, do Prémio Desempenho Exame e dos Certificados Sensosim, uma cerimónia que decorrerá a partir das 8h45.
O Prémio Camões foi instituído pela Câmara Municipal e pela Escola no primeiro ano de funcionamento deste estabelecimento de ensino, destacando os alunos com melhor aproveitamento escolar em cada ano. O regulamento do Prémio até ao ano letivo de 2009/2010 previa que o aluno com melhores resultados escolares de cada ano recebesse o prémio e apenas em caso de haver empate o mesmo seria dividido com mais de um aluno, por ano de escolaridade. Com as novas regras, o Prémio será atribuído a todos os alunos que consigam obter uma média de 4,5 no segundo e terceiro ciclos e de 16 no secundário. Os premiados receberão obras literárias e placas alusivas ao ato.
O ano passado a Escola considerou que seria importante criar um Prémio, que leve a uma maior motivação para a obtenção de melhores resultados em provas externas. Nesse sentido, foi criado o Prémio Desempenho Exame atribuído aos alunos que consigam obter níveis 4 no exame nacional de Língua Portuguesa e Matemática e aos que melhorem os seus níveis de exame em relação à classificação interna. Este prémio distinguirá ainda os alunos que consigam obter a melhor classificação nas provas de aferição.
Após a entrega do Prémio Camões e do Prémio Desempenho Exame, serão também entregues os certificados e as placas que distinguem os alunos com o Sensosim, um reconhecimento instituído pela Escola com o objetivo de premiar aqueles que se destacaram pelas suas atitudes e valores, nomeadamente pela sensibilidade, solidariedade e simpatia.