Há semelhança dos anos letivos anteriores, mais uma vez, os alunos do 1º ciclo do nosso concelho vão poder usufruir de duas peça de fruta por semana para consumo nas escolas. O Município de Ponte de Sor, consciente da importância que tem o consumo de fruta para as crianças, desde a primeira hora se associou ao programa do Regime de Fruta Escolar.
O RFE definiu como objetivo principal a promoção do consumo de alimentos benéficos para a saúde das populações mais jovens, de adoção de hábitos e comportamentos alimentares saudáveis, como é o caso da ingestão de frutas e assim através das crianças, alterar os hábitos alimentares menos saudáveis da população em geral.
O RFE constitui assim, uma oportunidade de combate ao baixo nível consumo de fruta e produtos hortícolas pelas crianças e deste modo promover a saúde pública, reduzir o risco da obesidade infantil e de doenças crónicas associadas à obesidade. Por outro lado também se pretende aproximar as crianças ao mundo rural e dar a conhecer a proveniência dos alimentos com vista à criação e manutenção de hábitos de consumo hortícolas.
O fornecimento da fruta escolar no presente ano letivo vai ter início a 22 de outubro, abrangendo um total de cerca 534 alunos que frequentam o 1º ciclo do ensino básico das escolas: João Pedro de Andrade e Básicas de Ponte de Sor, Tramaga, Vale de Açor, Galveias, Longomel, Montargil e Foros do Arrão.
A Câmara Municipal enquanto entidade promotora do RFE, proporciona a distribuição gratuita das seguintes frutas e produtos hortícolas: maçãs, peras, clementinas, tangerinas, tomates, laranjas, bananas, ameixas e cenouras.
Esperamos uma verdadeira adesão por parte das nossos alunos para o consumo da fruta, que lhes é fornecida, porque além de ser um alimento bastante saudável, certamente funcionará como um excelente complemento alimentar diário, porque afinal….é bom comer fruta!