Pela primeira vez, o Instituto Politécnico de Tomar vai organizar a 3 de abril no seu Campus, o 1.º Encontro Dia Mundial da Meteorologia, um evento que pretende não só comemorar o Dia Mundial da Meteorologia, mas também, debater e sensibilizar para a importância da Meteorologia e do Clima no ambiente e na sociedade.
Da lista de convidados fazem parte João Corte-Real (Universidade de Évora), Luiz Oosterbeek (Instituto Politécnico de Tomar) Ricardo Trigo e Filipe Duarte Santos (Universidade de Lisboa), Nuno Moreira (Instituto Português e da Atmosfera) e Maria João Alcoforado (Universidade de Lisboa) personalidades consagradas na área da meteorologia e clima (eventos extremos e alterações climáticas).
O 1.º Encontro Dia Mundial da Meteorologia inicia-se pelas 9h00 com a visita dos cerca de 500 alunos inscritos de diversas escolas secundarias da região e, à tarde pelas 14h00, decorre no auditório Professor Doutor José Bayolo Pacheco de Amorim, a sessão plenária com a intervenção do Presidente do Instituto Politécnico Tomar, de Cristina Andrade e dos oradores convidados . Durante este dia, será, ainda possível a visita a exposições temáticas, mostra de vídeos e de pequenos instrumentos de meteorologia antigos bem como outras actividades diversas.
Todos os anos, a 23 de Março, a Organização Mundial da Meteorologia (World Meteorological Organization, WMO) os seus 189 membros e a comunidade meteorológica mundial celebram o Dia Mundial da Meteorologia. Esta data comemora a criação da WMO na convenção de 1950, tendo em 1951 sido designada uma agência especializada do sistema das Nações Unidas.