O Sindicato das Indústrias Transformadoras, Energia e Actividades do Ambiente (SITE), sedeado em Tramagal, manifesta-se frontalmente contra o encerramento do Tribunal de Trabalho em Abrantes, afirmando que esta instância judicial “é um dos tribunais portugueses que mais rapidamente resolve os processos”. E acentua: “Poucos são os tribunais no nosso país que se podem orgulhar de, em poucos meses, resolverem um processo judicial”
Em comunicado, o SITE acrescenta que no Tribunal de Trabalho em Abrantes entram, em média 600 processos anuais, “o que diz bem da relevância da sua actividade”.
Por outro lado, refere à qualidade das instalações que se encontram “num edifício recuperado há poucos anos para o efeito”.
O eventual encerramento deste Tribunal e a transferências dos processos para o Tribunal de Trabalho de Tomar “implica, desde logo, as deslocações dos trabalhadores numa distância de várias dezenas de quilómetros sem que para tal disponham de transportes públicos”. Facto, que segundo o SITE “dificulta ainda mais o acesso à justiça por parte daqueles que mais necessitam dela”, acrescenta para concluir “que não se vislumbra nenhuma vantagem na medida que se pretende implementar”, pelo que “manifesta a sua frontal oposição” ao encerramento do Tribunal de Trabalho de Abrantes”.